Agricultura Familiar

Agricultores familiares se entusiasmam com aquisição de máquinas

Com a aquisição de tratores, caminhões e implementos agrícolas, os agricultores familiares tocantinenses terão menos custo com produção e por consequência poderão aumentar sua renda


Publicado em: 08/10/2013 às 12:10hs

Agricultores familiares se entusiasmam com aquisição de máquinas

Foi o que afirmou o produtor João batista, presidente da Associação de Produtores Campina Verde, localizada no município de Divinópolis do Tocantins, a 125 km de Palmas, ao falar sobre a ação do Governo do Tocantins, que irá adquirir 1.126 máquinas e implementos agrícolas e 13 caminhões para pequenos agricultores.

“Nossa maior dificuldade hoje é encontrar trator pra preparar o terreno para o plantio”, contou o presidente da Associação de Produtores Campina Verde, acrescentando que: “Hoje temos tratores alugados, gerando um custo alto para o agricultor familiar, diminuindo ainda mais nosso faturamento”.

Para a produtora Gorete Dias dos Santos, do Projeto de Assentamento Boa Fé, município de Miracema do Tocantins, as máquinas serão fundamentais para o desenvolvimento das lavouras comunitárias dos produtores. “O que precisamos hoje é justamente de apoio para tocar nossas lavouras, aumentar nossa produção e vender nossos produtos”, afirmou Gorete Dias.

De acordo com o secretário da Agricultura e Pecuária, Jaime Café, os equipamentos agrícolas devem começar a ser entregues ainda neste mês. “O intuito do Governo com este programa é atender diretamente o pequeno produtor, que necessita desse apoio para melhorar sua produção, aumentar sua renda e por consequência a qualidade de vida no campo”, comentou o secretário.

A aquisição de 1.126 máquinas e implementos agrícolas para pequenos agricultores, além de fertilizantes e insumos, bem como 12 caminhões trucados e 01 caminhão toco para auxiliar nos transportes destes produtos foi anunciada pelo Governo, no lançamento do Programa Pró-Municípios, que aconteceu no último dia 02. O programa atenderá os 139 municípios tocantinenses.

Equipamentos:

  • 230 tratores agrícolas;
  • 220 grades aradoras;
  • 226 distribuidores de calcário e fertilizantes de arrasto;
  • 226 plantadoras e adubadoras;
  • 106 pulverizadores agrícolas de barras;
  • 108 roçadeiras de arrasto;
  • 01 caminhão toco;
  • 10 perfuradores de solo;
  • 12 caminhões trucados.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seagro TO

◄ Leia outras notícias