Suíno

Tendência é de acomodação de preços no mercado de suínos, aponta Itaú BBA

A demanda mais fraca no mercado interno após a virada do ano pode contribuir com este cenário


Publicado em: 10/12/2020 às 12:30hs

Tendência é de acomodação de preços no mercado de suínos, aponta Itaú BBA

De acordo com relatório divulgado pelo banco Itaú BBA apontando as tendências para dezembro para diversos setores do agronegócio, no caso da suinocultura, analistas esperam acomodação nas margens para o suinocultor.

Conforme o relatório, mesmo com as boas margens de lucro conquistadas ao longo do ano pelo suinocultor devido à correção dos preços do animal, o spread nas granjas deve se acomodar em dezembro, uma vez que a cotação do suíno perdeu força e os custos de produção não devem ter alterações drásticas. A demanda mais fraca no mercado interno após a virada do ano pode contribuir com este cenário. 

Entretanto, segundo o banco, há uma perspectiva positiva para as exportações pata a China nos próximos meses, o que pode amenizar o impacto deste ajuste de preços. 

Outro ponto destacado pelo Itaú BBA é o fato de que mesmo com o crescimento na produção de carne suína brasileira, estimada para finalizar o ano em torno de 8% no comparativo com 2019, não houve excesso de oferta no mercado interno, com aumento de consumo no brasil em torno de 1% e avanço nas exportações em 40%, levando boa parte da produção do Brasil.

"É importante que estes aumentos de produção - que devem continuar no próximo ano - e as exportações para a China caminhem no mesmo compasso pois é possível que os custos sigam historicamente elevados sendo, portanto, importante que o preço do animal se sustente", ressalta a análise.

O relatório do Itaú BBA ressalta que o ponto de atenção é uma possível retração nas vendas da proteína para a China, mas que não deve vir de forma significativa. 

Fonte: Itaú BBA

◄ Leia outras notícias