Suíno

Suinocultores ganham manual de produção no seu dia

Editada pela ABCS e Sebrae Nacional, publicação traça um panorama e orienta sobre todas as etapas da atividade


Publicado em: 25/07/2014 às 13:40hs

Suinocultores ganham manual de produção no seu dia

Criadores de todo o país acabam de ganhar a mais completa obra sobre essa atividade já editada nacionalmente. Trata-se do livro “Produção de Suínos: Teoria e Prática”, elaborado pela Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) em parceria com Sebrae Nacional. A publicação foi lançada nesta quinta-feira (24) na Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, em Brasília, para marcar o Dia do Suinocultor.

“Esperamos que esse livro seja um guia técnico para que os pequenos produtores possam melhorar o desempenho de seus negócios, de forma competitiva e sustentável. Nossa parceria com a ABCS por meio do Projeto Nacional de Desenvolvimento da Suinocultura (PNDS) visa ampliar a produção e o consumo. Atualmente, temos 39 milhões de cabeças e ocupamos o quarto lugar no ranking mundial de produtores. Já o consumo interno ainda é inferior ao da carne bovina e de frango, isso demonstra o quanto a produção de carne suína ainda pode avançar”, afirma o gerente de agronegócios do Sebrae Nacional, Enio Queijada de Souza.

Com tiragem de 2,5 mil exemplares e cerca de 900 páginas, o manual reúne 109 artigos de 107 profissionais reconhecidos por sua atuação na suinocultura. Os textos traçam um panorama da produção no Brasil e no mundo, e orientam sobre melhoramento genético, sistemas de criação, reprodução, nutrição e bem estar do animal, abate, gestão de resíduos, gestão da qualidade, dentre outras informações imprescindíveis para quem atua na área e quer tornar seu negócio mais competitivo.

De acordo com a ABCS, o livro faz uma síntese dos conhecimentos científicos e práticos que tornaram a suinocultura brasileira uma das mais admiradas do planeta. “Sem dúvida nenhuma este livro é um marco histórico, resultado de um trabalho brilhante de grandes especialistas da nossa suinocultura. É uma obra inédita que preenche as expectativas do suinocultor brasileiro quanto às técnicas de produção e gestão. Nada melhor do que o Dia do Suinocultor para fazermos o lançamento e o dividirmos com todo o setor”, comenta o presidente da instituição, Marcelo Lopes.

Os exemplares impressos serão enviados a bibliotecas nacionais. A partir da primeira semana de agosto o livro estará disponível para download no site da ABCS.

Fonte: Assessoria de Imprensa Sebrae

◄ Leia outras notícias