Suíno

Rabobank: PSA continua 'bagunçando' o cenário da suinocultura chinesa

Análise do banco aponta para possível diminuição do ritmo de importação pelo país devido aos baixos preços do suíno no mercado doméstico


Publicado em: 13/04/2021 às 19:40hs

Rabobank: PSA continua 'bagunçando' o cenário da suinocultura chinesa

Os preços do suíno na China vêm caindo desde março, 30% comparado com os valores antes do ano Novo Lunar e 24% comparado com março doi ano passado, segundo relatório do Rabobank referente a abril de 2021.

O declínio do preço é parcialmente atribuído à demanda enfraquecida, mas o fator mais importante é o aumento temporário de produto, uma vez que os suinocultores chineses estão se apressando em vender os animais pelo medo de serem atingidos por surtos de Peste Suína Africana.

Mesmo com a demanda mais fraca, o preço do suíno segue acima de valores altos registrados no histórico do gigante asiático. Enquanto isso, o número de leitões segue baixo e com patamares de preços altos, sendo necessário importar animais vivos. 

A queda do preço da carne suína no varejo foi mais lenta do que a dos valores do suíno, representando baixa de 7% em anril relação ao mês março e 10% no comparativo com abril de 2020.

As importações de carne suína começaram o ano com aumento de 25% no primeiro bimestre comparado com o mesmo período de 2020. Apesar disso, o recuo nos preços domésticos do suíno e a firmaza nos valores dos produtos vindos dos exportadores sugerem que as importações feitas pela China nos próximos meses podem diminuir o ritmo.

Fonte: Rabobank

◄ Leia outras notícias