Publicado em: 13/06/2014 às 18:20hs
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) recebeu uma notificação imediata no domingo, 8 de Junho. De acordo com o relatório, os focos foram inicialmente observados em 7 de março e confirmada em 8 de maio. A notificação foi enviada à OIE, alegando que PED é uma doença emergente.
De acordo com o relatório, um total de 18.552 suínos foram encontrados suscetíveis, dos quais foram notificados 3.328 casos e 1.054 mortes. Nenhum dos animais foi abatido.
Enquanto a OIE não é totalmente capaz de deduzir a causa exata dos focos, suspeita-se que a introdução de novos animais vivos, o movimento legal e ilegal de animais, alimentação enxaguar e fômites de seres humanos, veículos, etc., podem ter contribuído em grande parte dos surtos.
De acordo com a OIE, em março, depois de uma diarréia aguda incomum em suínos (diarréia e morte em leitões), o Instituto Colombiano Agropecuário implementou as seguintes medidas, afim de identificar a doença e controlá-la: o estado de emergência de saúde, quarentena de suspeitas de instalações, limpeza e desinfecção, controle de movimento, medidas de biossegurança aprimoradas, proibição de encontro animal, vigilância activa, a inclusão no sistema de informação como uma doença de notificação e vigilância epidemiológica, entre outros.
Houve 45 surtos afetando grandes e pequenas granjas, principalmente nos departamentos de Cundinamarca e Huila (42 focos), bem como um surto esporádico nos departamentos de Tolima, Boyacá e Santander.
Morbidade e mortalidade baixas são observadas, muito diferentes daquelas observadas em outros países como Estados Unidos da América, Canadá e México. As granjas estão recuperando seus níveis de produção em menos de duas semanas.
Como é uma doença nunca observada antes no país, as amostras foram enviadas para o Centro de Doenças Animais Plum Island, nos Estados Unidos da América, a fim de confirmar o agente causador por RRT-PCR, isolamento e sequenciamento do vírus.
Em 6 de junho de 2014, o USDA confirmou em um relatório preliminar por RRT-PCR e sequenciamento, que as amostras apresentadas foram semelhantes ao vírus da Diarréia Epidêmica Suína relatados nos Estados Unidos da América, mas diferente do vírus observado na Ásia.
Fonte: Redação Pork World
◄ Leia outras notícias