Suíno

MS tem primeira granja com alimentação liquida

Os mais de 10 mil animais alojados recebem ração liquida


Publicado em: 09/03/2021 às 12:40hs

MS tem primeira granja com alimentação liquida

O Mato Grosso do Sul passa a ter a primeira granja de suínos do país com alimentação liquida. A granja Nossa Senhora Aparecida, instalada em Dourados, alimenta os mais de 10 mil animais alojados com ração líquida em um ambiente que reúne alta tecnologias e inovação e promete economia no processo de nutrição animal.

O proprietário Osmar Rodrigues destaca outras soluções presentes no estabelecimento como pressão negativa, cocho em inox e piso vazado, sendo um típico exemplo de suinocultura de precisão. "A granja atende ao bem-estar animal e visa reduzir o consumo de ração na produção de carne suína, reduz mortalidade dos animais, é climatizada e totalmente informatizada", diz.

Entre as vantagens da alimentação líquida está a economia na ração. Os proprietários estimam redução de 200 gramas de ração por kg de carne produzido. "Esperamos economizar 200 mil kg de ração na produção de 10 mil suínos", afirma Osmar.

A granja é integrada com a Seara e prevê entregar mais de 30 mil animais por ano para a abate. O frigorífico conta atualmente com 155 produtores integrados e abate 5 mil suínos por dia. A ração é fornecida pela Seara e na granja passa pelo processo para ser líquida.

A ração liquida deve ser expandida para outras granjas em breve. A suinocultura evolui a passos largos no Estado e já conta com diversos projetos em ampliação. Mato Grosso do Sul representa apenas 4,3% da produção nacional de suínos (atrás de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Mato Grosso e São Paulo). Porém entre 2014 a 2020 a atividade no Estado cresceu o dobro da média brasileira. Foi um avanço de 54,3% na produção contra  29,2% a nível nacional. 

“A suinocultura no nosso estado está em crescimento acelerado, essa expansão começou há dois anos e, mesmo com a pandemia, segue ocorrendo. Está a caminho um crescimento bem expressivo, este ano já somamos mais de R$ 120 milhões aplicados somente em granjas”, relata o presidente da Associação Sul-mato-grossense de Suinocultores (Asumas), Alessandro Boigues.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias