Publicado em: 08/05/2015 às 15:10hs
Com 1300 matrizes DanAvl, a unidade atingiu em 2014 a marca de 38,4 leitões desmamados/porca/ano. O número surpreendente foi superado no último trimestre, quando a granja alcançou o resultado -até pouco tempo atrás, inimaginável- de 40,1 leitões desmamados/porca/ano.
"Recebemos resultados das melhores granjas na Dinamarca e os mesmos são cada vez mais surpreendentes, mostrando a contínua evolução do melhoramento genético da DanAvl. O mesmo acontece nas granjas brasileiras que possuem a DB Genética Suína no plantel. Resultados consistentes e cada vez melhores são obtidos nas unidades de produção", pontua o Gerente Nacional da DB Mario Pires. O mesmo material genético e tecnologia utilizada pelos parceiros na Dinamarca somados à qualificada equipe brasileira fazem da DB Genética Suína a líder no fornecimento de genética de alta qualidade no mercado nacional.
O roteiro pelos principais modelos de produção na Dinamarca marca a retomada das viagens técnicas do grupo mineiro. A primeira parada foi no DMRI (DanishMeatResearchInstitute), referência mundial em pesquisa e tecnologia de carne, em uma tarde de discussões sobre qualidade de carne e todos os aspectos ligados ao tema, como projetos de instalação, equipamentos, genética, manejo pré-abate, tecnologia de dessensibilização, chilling, entre outros. O itinerário incluiu ainda um frigorífico da Danish Crown, maior indústria frigorífica da Europa e uma visita a principal estação de testes de reprodutores da DanAvl na Dinamarca.
Conforme Pires, o objetivo é observar a influência da genética na qualidade da carne. “Queremos compartilhar com os clientes os caminhos da melhor suinocultura mundial e o que está por trás do sucesso da DB”, completa.
Liderança na América Latina
Sediada em Patos de Minas, a DB conta com uma estrutura de mais de 10 mil matrizes próprias de linhas puras e 35 mil fêmeas em multiplicação na pirâmide genética, povoando granjas em todo território nacional, onde altera os referenciais de produtividade e impacta no resultado econômico. O grupo mineiro repete no Brasil o mesmo sucesso da parceira dinamarquesa DanBred, que representa o segmento de melhoramento genético da mais organizada e mais produtiva suinocultura mundial.
Após 17 anos de inovação e dedicação ao setor, a DB construiu a maior infraestrutura de melhoramento genético da América Latina. Só nos últimos anos foram investidos 20 milhões no Brasil. Além da aquisição de um novo sistema de avaliação de reprodutores totalmente automatizado, inaugurou a Granja Santa Cruz, com base nas normas de bem-estar animal vigentes na Europa, reunindo conhecimentos avançados e compartilhando-os com as empresas e produtores nacionais.
A confiabilidade dos dados de classificação zootécnica é um dos grandes diferenciais da DB. A empresa mineira avalia milhares de reprodutores em granjas próprias, o que permite mensurar as características de maior impacto econômico, como a conversão alimentar, o ganho de peso diário, avaliação ultrassonográfica de espessura de toucinho, área de olho de lombo e rendimento em carne magra de cada reprodutor.
Fonte: ACCS
◄ Leia outras notícias