Publicado em: 06/05/2014 às 08:50hs
A proibição também se estende a todos os produtos que contenham carne suína para alimentação animal. A França é o primeiro país europeu a adotar essa medida.
As importações de suínos processados destinados à alimentação humana continuarão, pois o vírus não é transmitido para as pessoas e “não apresenta problemas para a saúde”, afirmou o ministério.
No mês passado, o ministro da Agricultura do Brasil, Neri Geller, afirmou que não cogitava proibir naquele momento as importações de suínos vivos e plasma suíno dos Estados Unidos, que vêm sofrendo com um surto da diarreia suína epidêmica (PED, na sigla em inglês).
Além de ter afetado 60% do rebanho reprodutor dos EUA, a doença já atinge outros países, como México, Canadá, Colômbia e Peru.
Conforme o ministro Geller, todas as importações de suíno vivo para reprodução e plasma suíno oriundas de países que já tenham notificado o vírus da PED terão sua documentação burocrática de liberação concentrada em Brasília.
Fonte: A.C.C.S - Associação Catarinense de Criadores de Suínos
◄ Leia outras notícias