Suíno

Encontro Abraves/MG: Estamos aproveitando adequadamente a proteção do colostro?

O tema será destaque em palestra ministrada pelo professor Dr. Geraldo Alberton, da Universidade Federal do Paraná


Publicado em: 10/07/2015 às 15:00hs

Encontro Abraves/MG: Estamos aproveitando adequadamente a proteção do colostro?

As terapias preventivas com antibióticos para matrizes e leitões durante a maternidade podem influenciar no desenvolvimento dos leitões. Mas de que forma o colostro está envolvido nesta questão?

Para que o produtor esclareça sobre este tema, o professor Dr. Geraldo Alberton, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), ministra a palestra "Estamos aproveitando adequadamente a proteção do colostro?". O evento faz parte da programação do XIX Encontro Técnico da Abraves/MG, em 09/7.

De acordo com o professor, a palestra, que acontece na sede da Assuvap/Coosuiponte, em Ponte Nova, trata de questões práticas a cerca da ingestão do colostro. "Também falaremos muito da importância da formação da microbiota dos leitões na fase em que a proteção via colostro ainda está elevada, permitindo a colonização do organismo do leitão, sem o desencadeamento de doenças", completou Geraldo Alberton.

A escolha e discussão deste tema podem trazer muitos benefícios ao público. Segundo o professor, os ouvintes entenderão como está sendo a real ingestão de colostro dos leitões nascidos de porcas hiperprolíferas, e quais as consequências para o desenvolvimento dos mesmos.

"Escolhemos este tema uma vez que as leitegadas estão cada vez mais numerosas, o que implica na distribuição da mesma quantidade de colostro da porca, por um número cada vez maior de leitões. Deste modo, precisamos compreender qual o impacto da menor ingestão de colostro", disse Geraldo Alberton.

Encontro Abraves/MG 2015

Promovido pela Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (ABRAVES), o evento tem objetivo de promover um debate de cunho técnico, que permita a troca de informações sobre as principais novidades no âmbito científico.

Com a temática "Leitão de baixa viabilidade: uma visão além do alcance", para esta edição, conta com um público entre médicos veterinários, zootecnistas, produtores, empresários, pesquisadores, estudantes, representantes da agroindústria, cooperativas e profissionais das principais empresas do setor.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias
/* */ --