Publicado em: 04/09/2013 às 12:20hs
A DB Genética Suína inicou o povoamento da Granja Santa Cruz, uma das mais modernas do país. Com um elevado nível e automação a Granja Santa Cruz foi projetada para atender todas as normativas de Bem-Estar animal, vigentes nos países europeus. Construída em Varjão de Minas - Noroeste de Minas Gerais, a granja vai aumentar o potencial de melhoramento genético de linhagens puras de machos e fêmea da DB Genética Suína com status sanitário diferenciado. Os primeiros lotes chegaram na segunda quinzena de agosto na granja que em janeiro de 2014 vai estar com a capacidade total.
O médico veterinário e Gerente de Produção Robert Gurnet explica que a Granja Santa Curz será uma "escola" formadora de profissionais e conhecimento em manejos e instalações ligados ao bem-estar. “Separada em dois sítios, será uma granja-núcleo de 2.300 fêmeas puras, de altíssimo nível sanitário, colocando a DB Genética Suína como empresa com o maior plantel de melhoramento genético e maior estrutura própria de produção de material genético no Brasil, totalizando 8.500 matrizes próprias de linhagens puras” destaca
As instalações da Granja Santa Cruz tem inovações marcantes e conceitos modernos em termos de instalação como gestação coletiva com 20 estações eletrônicas de alimentação, capazes de alimentar cerca de 1.200 fêmeas gestantes simultaneamente, sistema de alimentação líquida computadorizada em toda a fase de recria e seleção de animais de reprodução, acoplada à utilização de silagem de grão úmido; entre outros diferenciais de sistemas automatizados e uma maternidade com o piso de leitões aquecido por circuito de água quente. A granja vai contar ainda como uma central de teste de machos reprodutores com estações eletrônicas de alimentação, para controle individual de consumo e avaliação de conversão alimentar de todos os machos reprodutores produzidos no programa de melhoramento genético.
Fonte: Holus Assessoria de Comunicação & Eventos
◄ Leia outras notícias