Suíno

China vê novo aumento nos preços da carne suína com importações sob análise

Os preços da carne suína se recuperaram na China, já que a demanda se fortalece antes de um grande período de festas e a oferta se contrai por causa de uma repressão às importações ligada a vírus


Publicado em: 14/12/2020 às 11:45hs

China vê novo aumento nos preços da carne suína com importações sob análise

Os preços da carne suína no atacado aumentaram quase 6% na primeira semana de dezembro em relação à semana anterior para 41,98 yuans (US $ 6,41) por quilo, registrando o maior ganho em um ano, de acordo com dados do ministério do comércio. Isso tem o potencial de elevar a inflação ao consumidor, que recentemente ameaçou cair abaixo de zero.

O aumento no preço é impulsionado pelo aumento da demanda por carne curada e em conserva, que normalmente é feita durante o inverno antes do Ano Novo Lunar, de acordo com Zhu Zengyong, pesquisador da Academia Chinesa de Ciências Agrícolas. Alguns restaurantes estão usando mais carne suína nacional por causa das preocupações com a segurança da carne importada, acrescentou.

A China lançou testes em massa de todas as remessas de alimentos congelados recebidos após relatos de traços de coronavírus em alimentos importados e embalagens. A medida levou a um grande congestionamento nos portos, longos tempos de liberação alfandegária e estimulou as previsões de que as importações de carne da China poderiam cair até 30% no próximo ano.

Várias cidades, incluindo Xiangyang de Hubei e Wuxi de Jiangsu , pediram aos mercados locais para remover a carne importada das prateleiras e selá-la para teste, de acordo com relatos da mídia doméstica .

Duas dúzias de residentes no distrito de Huangzhou, em Hubei, foram inicialmente multados por comprar alimentos refrigerados importados online, mas a penalidade foi revogada posteriormente, com o governo local se comprometendo a realizar um trabalho de controle de epidemia “normal” de acordo com a lei.

Fonte: Bloomberg

◄ Leia outras notícias