Suíno

Carne Suína será destaque da Copa na capital do país

ABCS, DFSUIN E Sebrae/DF organizam a 6ª edição do Festival Sabor Suínos nos principais restaurantes e hotéis do Distrito Federal


Publicado em: 31/03/2014 às 12:40hs

Carne Suína será destaque da Copa na capital do país

No dia 17 de março, na sede da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), a gestora executiva da DFSUIN, Daniela Albuquerque, a analista do Sebrae/DF, Patrícia Batista, e o analista do Sebrae Nacional, João Fernando Nunes, se reuniram com a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, para traçarem juntos o plano de trabalho e as metas da DFSUIN para 2014.

Durante a reunião foram fechadas 5 ações no elo da produção, com capacitações técnicas nas granjas, Programa de Capacitação Total (PCT) e cursos de qualificação profissional para gerentes e colaboradores de granjas. Para a indústria, a DFSUIN pretende realizar cursos de cortes em frigoríficos, mostrando aos profissionais da carne a variedade de cortes possível do suíno.

Mas é no elo da comercialização que a DFSUIN colocará em prova toda a qualidade, saudabilidade e sabor da carne suína. Durante os dias 10 de junho a 15 de julho a entidade realizará o 6º Festival Sabor Suínos. Este ano a expectativa é de 60 restaurantes participantes e o diferencial será a temporada de Capa do Mundo. Segundo a gestora executiva da DFSUIN, Daniela Albuquerque, a escolha da data não poderia ser melhor. “O projeto do Festival Sabor Suíno já é um grande sucesso, mas acredito que na época da copa sua visibilidade será ainda maior”, diz.

A gestora acrescentou que antes do festival os garçons dos restaurantes participantes receberão treinamentos sobre os benefícios e sabor da carne suína, para que os mesmos saibam ter argumentos mais precisos para vender os pratos oferecidos no Festival.

Com a movimentação turística durante o mundial, o Festival ganhará apreciadores internacionais, que poderão experimentar os mais variados pratos à base de carne suína. Segundo a coordenadora nacional do PNDS, Lívia Machado, “a copa do mundo será uma grande oportunidade de mostrar que a carne suína brasileira tem qualidade e sabor aos torcedores de outros países que já tem a carne suína inserida em seu cotidiano pelo maior consumo per capita como, por exemplo, os europeus que procurarão a proteína nos restaurantes no Brasil. Vamos explorar essa oportunidade!”

A Copa do Mundo de 2014 deve atrair entre 500 mil e 600 mil turistas estrangeiros circulando pelas cidades sedes, durante o período dos jogos em todo país, segundo estimativas do Ministério do Turismo e da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav). Brasília é consagrada hoje como o terceiro lugar no país entre as cidades que mais recebem turistas de eventos o que comprova que o Festival nesta época, tem tudo para ser um grande sucesso.