Suíno

BASF e Adifo Software se unem na formulação de alimentos para uma proteína animal mais sustentável

A BASF e a Adifo Software lançarão uma nova solução digital para a cadeia de valor da agropecuária, integrando análises de sustentabilidade alimentadas pelo projeto AgBalance® Livestock, da BASF, no software de formulação de alimentos BESTMIX®, da Adifo


Publicado em: 23/12/2020 às 08:00hs

BASF e Adifo Software se unem na formulação de alimentos para uma proteína animal mais sustentável

A análise de sustentabilidade da BASF permite que a indústria avalie dinamicamente os impactos ambientais do ciclo de vida para tornar a produção de proteína animal mais sustentável. O software BESTMIX® permite que nutricionistas e formuladores gerenciem e otimizem os atributos nutricionais e de custo na formulação de alimentos e rações. Ao integrar a análise de sustentabilidade da BASF no BESTMIX®, os clientes, ao longo da cadeia de valor da agropecuária, serão capazes de gerenciar e otimizar estrategicamente a formulação de alimentos com base na nutrição e no custo, levando em conta os aspectos de sustentabilidade ambiental.

"Esta parceria avançará significativamente a formulação de alimentos", comenta Daniela Calleri, vice-presidente do negócio de Nutrição Animal da BASF. "Embora o custo ainda seja relevante, a sustentabilidade se tornou um importante fator para o setor de proteína animal. Esta solução conjunta da BASF e da Adifo permite que os clientes melhorem suas formulações para um menor impacto ambiental, e oferece oportunidades substanciais para a cadeia de valor".

A BASF tem uma longa história de colaboração global com parceiros das cadeias de valor avícola, suína, láctea, bovina e aquícola, a fim de impulsionar soluções sustentáveis "farm-to-fork" (da fazenda à mesa). As inovações analíticas de sustentabilidade digital combinam quase vinte anos de trabalho do ciclo de vida na indústria de alimentos e proteína animal, com capacidade líder em digitalização de base científica.

"Reconhecemos a importância da sustentabilidade como uma das mudanças para o setor de alimentação animal e outras indústrias de nutrição para os próximos anos", comenta Gerard Marneth, CEO da Adifo. "Nesta parceria estratégica com a BASF, queremos continuar nosso caminho de inovação no software BESTMIX®, permitindo que nossos clientes incluam a sustentabilidade como parâmetro em suas formulações e rações. Ampliar perspectivas e a minimizar o impacto ambiental por meio do uso aprimorado do BESTMIX® permitirá que a indústria cresça de forma conjunta, rumo a um futuro mais sustentável", completa. 

As capacidades de melhoria serão integradas para elaborar formulações mais sustentáveis dentro do custo tolerável definido. A funcionalidade do projeto AgBalance Livestock® dentro do BESTMIX® possibilitará a avaliação de forma rápida e dinâmica nos cenários de formulação de alimentos e impactos associados à sustentabilidade do ciclo de vida dentro da plataforma. Atualmente, a BASF e a Adifo Software estão finalizando a funcionalidade por meio de projetos piloto de clientes, com o objetivo de lançar a solução no mercado, comercialmente, no início de 2021.