Suíno

Agroceres PIC discute formas de gerir adequadamente fatores limitantes à performance dos suínos na fase de crescimento em palestra na FIPPPA 2015

A apresentação será feita pelo especialista em Crescimento e Validação de Produtos da Agroceres PIC, Gustavo Lima, dentro do Painel de Zootecnia de Precisão, no dia 29 de abril, em Curitiba (PR)


Publicado em: 22/04/2015 às 12:10hs

Agroceres PIC discute formas de gerir adequadamente fatores limitantes à performance dos suínos na fase de crescimento em palestra na FIPPPA 2015

A fase de crescimento é uma das mais importantes dentro do ciclo produtivo do suíno. O correto gerenciamento de todos os processos de produção envolvidos nesse período garante significativas melhorias nos índices de eficiência. Os principais aspectos envolvidos na gestão dos recursos produtivos nessa fase serão apresentados e debatidos na palestra “Fatores Limitantes para o Desempenho Ótimo na Fase de Crescimento”, ministrada pelo especialista em Crescimento e Validação de Produtos da Agroceres PIC, Gustavo Lima, na Feira Internacional de Produção e Processamento de Proteína Animal (FIPPPA). A palestra será realizada dentro do Painel de Zootecnia de Precisão, no dia 29 de abril, em Curitiba (PR).

“O objetivo central da zootecnia de precisão é otimizar os recursos disponíveis à produção por meio de manejos específicos e gerenciamento de todos os processos. O foco da palestra será demonstrar na suinocultura, durante a fase de crescimento, formas práticas de gerir adequadamente fatores primordiais, como ambiência, água e ração, apresentando ainda estratégias como a de abate segregado. Associado a isso, será dado ênfase aos impactos positivos que uma gestão aplicada traz para a lucratividade da granja”, explica Lima.

O especialista cita como exemplo o período de creche, no qual a performance inicial dos leitões é determinante para os resultados finais do lote. Gerir fatores como a sanidade é fundamental, pois péssimas condições sanitárias resultam em maior morbidade, refugagem e, em algumas situações, mortalidade. “Isso leva a uma pior heterogeneidade do lote”, observa Lima.

O processo de adaptação dos leitões a desmama é outro fator relevante. Índices melhores de produtividade são obtidos quando a adaptação ocorre já nos primeiros 15 dias. “São estratégias que serão explicadas ponto a ponto durante a apresentação; tudo de uma maneira didática e aplicada dentro das rotinas das unidades de produção”, ressalta o especialista.

Sobre a FIPPPA

A FIPPPA reúne dois dos principais eventos da cadeia produtiva de proteína animal da América Latina: a AveSui e a Tecno Food Brazil. Realizada em Curitiba (PR) entre os dias 28 e 30 de abril, a FIPPPA congrega representantes de todos os elos ligados à produção e processamento de proteína animal, do campo à mesa do consumidor.

Fonte: Imprensa Márcia Midori

◄ Leia outras notícias