Suíno

1º Fórum de Discussão da Suinocultura no Centro-Oeste incrementa as atividades do Congresso ABRAVES

Os estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e o Distrito Federal em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS) estarão reunidos entre os dias a 5 e 6 de novembro para o 1º Fórum de Discussão da Suinocultura no Centro Oeste


Publicado em: 05/11/2013 às 17:50hs

1º Fórum de Discussão da Suinocultura no Centro-Oeste incrementa as atividades do Congresso ABRAVES

O evento acontecerá conjuntamente ao XVI Congresso da ABRAVES (Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos), no Centro de Eventos do Pantanal em Cuiabá/MT.

O encontro discutirá temas a respeito da cadeia produtiva de suínos, como os desafios de políticas públicas para o setor, a relação do setor com o meio ambiente, a política sanitária como estratégia de desenvolvimento do segmento, além de estratégias de infraestruturas e o cenário do mercado para os próximos anos.

O objetivo do fórum será reunir a cadeia de suinocultores das Associações dos Estados que compõem a região (ACRISMAT, AGS, ASUMAS e DFSUIN) e discutir a formatação de políticas públicas que atendam aos interesses do setor, além de discutir as principais diretrizes na economia brasileira e os avanços tecnológicos a nível nacional e internacional do setor.

“Na busca por novos espaços, nos preparamos para novos desafios do mercado nacional e internacional criando um ambiente de trabalho mais estável, mais previsível e, é claro, mais lucrativo”, afirma o presidente da ACRISMAT, Paulo Lucion. Segundo ele, o 1º Fórum e o Congresso ABRAVES estão ligados a um mesmo ideal e discutirão os melhores meios para desenvolvimento da produção, o que atrairá produtores e atuantes diretos nas granjas, frigoríficos e interessados na cadeia suinícola.

Ainda durante o evento será realizado o lançamento da Frente Parlamentar da Suinocultura de Mato Grosso. Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS), Marcelo Lopes, a criação desta frente dará mais força a suinocultura do estado. “Além de toda programação que está dinâmica e informativa, o lançamento da Frente Parlamentar será o ponto alto do evento, pois junto à Frente o Mato Grosso terá mais eficácia política para o desenvolvimento do setor”, comenta.

No final do encontro, os organizadores vão gerar um documento com recomendações para alavancar a suinocultura e encaminhar aos governos Estaduais e Federal.

Programação

As associações de suinocultores do Centro-Oeste divulgaram o programa preliminar dos debates. No dia 5 de novembro haverá recepção dos participantes e entrega de materiais, além do 1º Painel Conjuntural “Desafios de Políticas Públicas para a Suinocultura do Centro-Oeste”, que irá discutir temas como sanidade, infraestrutura, logística, além de questões tributárias e de meio ambiente. Às 21h acontece a Abertura do 1º Fórum de Discursão da Suinocultura no Centro Oeste.

No dia 6 de novembro, a programação começa às 8h com o 2º Painel - “Meio Ambiente e Suinocultura. Entre os temas debatidos estão soluções, desafios, oportunidades, sustentabilidade e entraves burocráticos. A partir das 10h30, o 3º painel vai tratar do tema “Política sanitária como estratégia de desenvolvimento da suinocultura”. Já o próximo painel será aberto às 14h30 com um debate sobre Meio-ambiente e suinocultura. Às 17h, o quarto painel vai destacar as “Estratégias de infraestrutura para o desenvolvimento da suinocultura”. Neste momento, as discussões serão acerca de assuntos como macro-logísticas, logística, transportes, armazenamento e grãos. O Fórum se encerra o quinto Painel sobre “Ações de desenvolvimento do mercado interno e externo: cenário para a suinocultura para os próximos anos”.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.abravesmt.com.br/abraves2013/.