Publicado em: 24/03/2015 às 15:00hs
Ao longo desta semana, os sessenta médicos veterinários que participam da capacitação estarão realizando no município diversos procedimentos-padrão para atuação em caso de focos da doença.
“Isso deverá movimentar a cidade”, afirma o coordenador do Programa Estadual de Sanidade Avícola, Flávio Loureiro. O treinamento conta com a simulação de situações reais, que vão colaborar para a aplicação dos conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas, ocorridas na semana que passou. Algumas propriedades serão visitadas pelos técnicos e também serão realizadas barreiras sanitárias, preparação de amostras e preenchimento de formulários, tudo conforme as exigências da Organização Mundial de Saúde Animal para ocorrências deste tipo.
O Brasil não registra casos de Influenza Aviária, mas a doença vem causando prejuízos nos Estados Unidos, México e também em países da Europa e Ásia. O presidente do Fundesa, que aportou recursos para a realização do treinamento, afirma que manter a vigilância é fundamental. “Precisamos evitar a entrada da doença e o treinamento é indispensável para que os profissionais que atuam diretamente com os produtores possam saber o que fazer quando detectado algum problema”, finaliza Rogério Kerber.
Fonte: assessoria de Comunicação Thais D'Avila
◄ Leia outras notícias