Saúde Animal

Sanidade em bovinos tem espaço na Dinapec 2014

Por uma carne de qualidade na mesa do consumidor, essa é a meta da cadeia produtiva da pecuária de corte brasileira e o estado sanitário do rebanho é motivo de afirmação ou não do Brasil no mercado interno e externo


Publicado em: 10/03/2014 às 14:30hs

Sanidade em bovinos tem espaço na Dinapec 2014

A sanidade animal ainda envolve questões referentes à saúde pública e ao controle de riscos. Os agentes infecciosos, vírus, bactérias, fungos, protozoários e helmintos são uma realidade, geram preocupação e também motivação e, desta forma, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, enxerga os investimentos em pesquisa em saúde animal como estratégicos, capitalizando recursos humanos, físicos e financeiros.

Durante a edição 2014 da Dinâmica Agropecuária - Dinapec, um dos eventos realizados pela Empresa, em Campo Grande-MS, diversos Centros de Pesquisa da Embrapa reunirão pesquisadores e especialistas, entre os dias 12 e 14 de março, para debater e apresentar a produtores rurais, acadêmicos e técnicos os resultados mais recentes de pesquisas em melhoramento animal e vegetal, pecuária leiteira, nutrição, ovinocultura, pecuária de precisão, Boas Práticas Agropecuárias (BPA), integração lavoura-pecuária-floresta, sistema silvipastoril, manejo de pastagens e sanidade animal.

No roteiro dedicado à saúde bovina, a equipe formada pelos médicos-veterinários e pesquisadores João Batista Catto, Paulo Henrique Duarte Cançado, Antonio Thadeu Medeiros Barros e Renato Andreotti e Silva explanará sobre o controle parasitário em bovinos de corte, de ectos e endoparasitas. “Os parasitas estão entre os problemas sanitários de maior importância para a produção de gado de corte no mundo todo. Os prejuízos podem chegar a 20% de redução no ganho de peso, sem considerar os indiretos, como o aumento nos custos de produção pela aquisição de produtos antiparasitários”, enfatiza a relevância do tema o cientista Paulo Cançado. “Por outro lado, já existem muitas ferramentas disponíveis para o produtor”, completa.

As dinâmicas serão acompanhadas de clínicas tecnológicas proporcionando um atendimento mais personalizado aos visitantes, possibilitando esclarecimentos complementares. “Isso é estratégico para o produtor, primeiro por assegurar a qualidade de vida dos animais e seu potencial produtivo gerando rentabilidade e segundo, porém também fundamental, por produzir um produto de qualidade e seguro para o consumidor”, reforça Renato Andreotti, doutor em biologia molecular.

Lançamento – Ao longo de sua história com parasitologia e, principalmente, com carrapatos, a Embrapa reuniu um conjunto de informações sobre a biologia dos carrapatos, doenças transmitidas e aspectos relacionados ao seu controle e tudo isso foi reunido na obra “Carrapatos do Brasil”, a ser lançada na abertura da Dinapec 2014.

Editado pelos pesquisadores Renato Andreotti e Wilson Werner Koller, o livro conta com 21 autores e os capítulos abordam, dentre outros tópicos, a “classificação, distribuição geográfica, ciclo biológico e importância econômica das principais espécies de carrapatos no Brasil”, as “principais doenças transmitidas por carrapatos no Brasil”, a “tristeza parasitária bovina: avanços no controle”, a “resistência genética de bovinos ao carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus” e o “controle biológico”.

“É um grande gargalo na produção de bovinos. O carrapato-do-boi, Rhipicephalus (Boophilus) microplus, causa danos econômicos na pecuária brasileira levando a perdas na produção de leite e carne. É responsável, também, pela transmissão de doenças, como a tristeza parasitária bovina e acarreta, ainda, prejuízos ao produtor relacionados à mão-de-obra, despesas com instalações, aquisição de carrapaticidas e de equipamentos de suporte para aplicação dos mesmos nos rebanhos. A pecuária brasileira movimenta mais de 170 milhões de bovinos, mas a produtividade do setor é minada pelo carrapato”, atesta Andreotti. Os autores da publicação tiveram tais prejuízos como inspiração e desafio.

O lançamento de “Carrapatos do Brasil” será durante a abertura oficial da Dinapec, no dia 12 de março. Os interessados podem visitar os 32 hectares da Dinâmica em grupos organizados ou individualmente, gratuitamente. A Dinapec está localizada na Avenida Rádio Maia, 830, zona rural, saída para Aquidauana, em Campo Grande-MS. Informações: (67) 3368-2141 e http://cloud.cnpgc.embrapa.br/dinapec2014/.

Fonte: Embrapa Gado de Corte

◄ Leia outras notícias