Saúde Animal

Reunião apresenta índice de vacinação de brucelose na pecuária de Linhares

Encontro técnico foi realizado, nesta terça-feira, pelo Sindicato Rural de Linhares, Federação da Agricultura e Pecuária do ES e Senar capixaba


Publicado em: 06/09/2013 às 14:30hs

Reunião apresenta índice de vacinação de brucelose na pecuária de Linhares

O índice de vacinação contra brucelose na pecuária do município de Linhares foi o tema de reunião realizada, na última terça-feira (03), na Universidade Aberta do Brasil (UAB), pela Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/ES e Sindicato Rural de Linhares. O encontro técnico reuniu profissionais e produtores para avaliar o andamento da campanha estadual para aumentar o índice de vacinação.

Na reunião, o coordenador do programa estadual de saúde animal da Faes e Senar/ES, Antonio Carlos de Souza, afirmou que Linhares está com índice de 38% neste primeiro semestre do ano, enquanto que a média estadual é de 40%. “Estamos no caminho para alcançar nossas metas. Precisamos agir integradamente para que o nosso rebanho fique livre da brucelose. A sanidade animal é fundamental para bem estar do rebanho, aumento de produtividade e garantias de mercado”, destaca.

A vacinação é uma obrigatoriedade e quem não fizer estará sujeito às penalidades previstas na lei 5736, podendo receber multa e ficar impedido de emitir GTA para o trânsito de seus animais. Em Linhares, o Sindicato Rural, através de um convênio com Faes e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), está realizando a vacinação dos animais contra a doença. As vacinas são aplicadas em bezerras de 03 a 08 meses.

De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Linhares, Antonio Roberte Bourguignon, o objetivo é reduzir a incidência de focos da brucelose e atingir 85% da cobertura vacinal no estado até 2014. “Para vacinar o seu rebanho contra a brucelose, o pecuarista deve procure o Sindicato Rural de Linhares para aderir à campanha pela erradicação da doença. Temos quatro profissionais aptos a realizarem a vacinação”, destaca Bourguignon.

A campanha reduz os custos ao criador e permite uma logística eficaz para a vacinação, que abrange todos os municípios capixabas.

Fonte: Rurale Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias