Saúde Animal

Promebo e Sebrae subsidiam testes genômicos e de ultrassonografia para acelerar melhoramento genético do gado

Iniciativa abrange todas as raças avaliadas pelo Promebo


Publicado em: 22/09/2025 às 09:30hs

Promebo e Sebrae subsidiam testes genômicos e de ultrassonografia para acelerar melhoramento genético do gado

A Associação Nacional de Criadores Herd Book Collares (ANC), em parceria com o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e o Sebrae, irá subsidiar testes genômicos e de ultrassonografia de carcaça. A ação tem como objetivo oferecer aos criadores uma oportunidade de investir no melhoramento genético do rebanho, utilizando tecnologias avançadas de avaliação de desempenho.

Segundo Silvia Freitas, superintendente de Registro Genealógico da ANC, todas as raças avaliadas pelo Promebo serão contempladas. “Nosso projeto visa ampliar o uso dessas importantes ferramentas, que são a ultrassonografia de carcaça e a genômica. São técnicas que podem e devem ser utilizadas por todas as raças que utilizam dados do Promebo”, destacou.

Ultrassonografia de carcaça terá aplicação em larga escala

A ultrassonografia de carcaça já é utilizada por alguns criadores, mas a iniciativa busca ampliar significativamente seu uso, reunindo maior volume de dados para permitir uma seleção genética mais eficiente. O objetivo é qualificar ainda mais as raças em termos de produção de carne, tornando o processo mais preciso e estratégico.

Genômica acelera avaliação de características difíceis de medir

A genômica permite antecipar resultados de características complexas, como resistência a carrapato e eficiência alimentar, sem precisar esperar pelo ciclo completo de nascimento e avaliação dos animais e de seus descendentes.

“Com a genômica, a partir do momento em que o animal nasce, já é possível prever o desempenho genético e identificar quais características ele terá resultados positivos”, explica Silvia Freitas. A estratégia também visa formar uma população de referência, contando com a adesão da maioria dos criadores do estado.

Regras e abrangência do programa

A parceria será válida apenas para propriedades com inscrição estadual no Rio Grande do Sul, sem limite de envio de amostras, permitindo que os criadores enviem quantos animais desejarem para avaliação genômica ou ultrassonográfica.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias