Saúde Animal

Programa Rotecc Zoetis impulsiona produtividade na granja ao promover a rotatividade de anticoccidianos

A alternância de medicamentos evita o surgimento da resistência às eimérias e garante a eficácia na prevenção à coccidiose


Publicado em: 06/04/2015 às 12:50hs

Programa Rotecc Zoetis impulsiona produtividade na granja ao promover a rotatividade de anticoccidianos

O custo mundial relacionado ao combate da coccidiose - enfermidade causada por uma das três espécies de protozoários Eimerias mais prevalentes na avicultura (E. tenella, E. maxima e E. acervulina) - atinge U$3 bilhões ao ano[1]. O uso de anticoccidianos na profilaxia da doença é uma prática comum no mercado avícola, entretanto, alguns medicamentos podem perder sua eficácia com a administração prolongada. Baseada em análises de pesquisas e testes de campo – além da expertise em pesquisa e desenvolvimento adquiridos ao longo de 60 anos pela companhia -, a Zoetis oferece o programa Rotecc Controle da Coccidiose, que auxilia os produtores a definir as melhores estratégias referentes ao manejo sanitário para alavancar a produtividade no plantel.

“O objetivo do programa é acompanhar o produtor em seus desafios cotidianos e prover soluções capazes de tornar sua atividade o mais rentável possível. Portanto, nossos consultores técnicos analisarão as condições da granja, manejo, programa nutricional, entre outros, para definir quais os medicamentos anticoccidianos mais adequados e o respectivo cronograma para aplicação”, explica Lucielma Holtz, gerente de negócios Premixeiras da Unidade de Negócios Aves e Suínos da Zoetis. O ideal é que haja um rodízio no manejo dos coccídios: “Os produtores podem optar por diferentes classes de produtos como ionóforos monovalentes, vacinas, ionóforos divalentes, entre outros”, afirma a gerente. No portfólio da Zoetis há produtos inovadores e de qualidade capazes de combater a enfermidade e possibilitar a alternância entre os anticoccidianos. O aditivo Avatec 20%, único ionóforo bivalente do mercado, garante a imunidade do animal contra a Eimeria tenella e E.maxima (em frangos) e à E.meleagrimitis, E.gallopavonis e E.adenoeides (em perus). Já Cygro 1% previne a coccidiose em frangos de corte causada principalmente pela E. tenella, uma das protozoas mais comuns em campo.

A iniciativa da companhia ao oferecer esse suporte aos produtores se torna ainda mais fundamental quando se avaliam as consequências causadas pela coccidiose nas aves acometidas: “A enfermidade reduz significativamente as taxas de crescimento, a uniformidade dos lotes, a produção de ovos e prejudica o sistema imunológico, podendo elevar o risco da proliferação de doenças”, explica a gerente. O programa também auxiliará o produtor no uso responsável de anticoccidianos, com dosagem adequada ao animal em tratamento, sempre analisando se é o período correto para essa iniciativa, além de seguir as indicações sobre via de aplicação. De acordo com Eduardo Muniz, gerente de serviços técnicos avicultura da Zoetis: “O Rotecc é um excelente exemplo da nossa abordagem de venda de soluções. Pois, ao oferecermos nossos conhecimentos e produtos, estamos nos colocando como assessores de confiança para o manejo da saúde intestinal e o uso responsável dos anticoccidianos”.

O lançamento oficial do programa acontecerá durante a palestra sobre o uso prudente e responsável de anticoccidianos na avicultura promovida pela Zoetis, durante a pré-abertura do Simpósio Brasil Sul de Avicultura, em 7/4, em Chapecó (RS).

Fonte: cdn Comunicação Corporativa

◄ Leia outras notícias