Saúde Animal

Ourofino em Campo apresenta técnicas para indução de ciclicidade em novilhas

Prática contribui com melhores índices de prenhez depois da IATF


Publicado em: 27/08/2015 às 14:25hs

Ourofino em Campo apresenta técnicas para indução de ciclicidade em novilhas

É chegada a hora de o produtor se preparar para a estação de monta nos bovinos. Uma das técnicas que pode auxiliá-lo a obter maiores índices de prenhez com a realização da Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF) é a indução da ciclicidade das novilhas, também conhecida como indução de puberdade.

Nesta sexta-feira (28/8), o uso deste protocolo, realizado a partir da suplementação com progesterona, será o tema do bate-papo entre a apresentadora do programa Ourofino em Campo, Juliana Matthes, e a coordenadora do Departamento Técnico da Ourofino, Michele Bastos.

“Por questões de desenvolvimento de cada animal, nem sempre todas as novilhas de um mesmo lote estão prontas para ciclar e esta técnica auxilia nesta etapa. É indicado que o protocolo seja feito cerca de 30 dias antes do início da estação de monta. As soluções da Ourofino são o Sincrogest e o Sincrogest Injetável”, explica Michele.

Após a suplementação da progesterona injetável ou com implante por um período de dez a 12 dias, as novilhas iniciam a ciclicidade. Depois de mais 30 dias é indicada uma nova avaliação reprodutiva dos animais e o início da IATF.

O Ourofino em Campo é transmitido ao vivo a partir das 11h30 (horário de Brasília) pelo Canal do Boi. Os telespectadores podem participar com perguntas sobre o tema pelo ourofinoemcampo@ourofino.com, pelo 0800 941 2000 ou usando a #ourofinoemcampo nas redes sociais.

Fonte: Grupo Máquina

◄ Leia outras notícias
/* */ --