Saúde Animal

O problema da mosca dos estábulos é grave

A Stomoxys calcitrans, conhecida como “mosca-dos-estábulos” ou “mosca-da-vinhaça”, tem sido atualmente responsável por causar grandes prejuízos econômicos na cadeia produtiva da pecuária bovina em alguns Estados brasileiros, dentre eles, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais


Publicado em: 26/06/2014 às 17:50hs

O problema da mosca dos estábulos é grave

Há pesquisas que apontam que essa mosca pode causar prejuízos na ordem de 100 milhões de dólares anuais e pode ser vetor mecânico e biológico de inúmeras enfermidades transmitindo agentes patogênicos como Anaplasma spp, Habronema spp ou ainda o vírus da Anemia Infecciosa Equina (AIE), podendo picar e se alimentar inclusive do homem.

A presença da mosca se dá em regiões de produção animal (tanto leite, quanto carne), onde há acúmulo de esterco (bovinos, suínos, aves e equinos), regiões de franca produção canavieira (grandes lavouras de cana com produção de vinhaça e vinhoto); regiões com plantações de laranja ou outras culturas em que se use o resíduo da cana ou esterco de animais, principalmente granjas avícolas ou de suínos.

Sua proliferação vem crescendo em grande escala, e especialistas já a tratam como caso de saúde pública. A mosca não ataca a cana, mas passou a ser parte da pauta do setor. Em 2013, Renato Ferreira da Rosa, da Bunge, unidade Moema foi palestrante no INSECTSHOW – Seminário Nacional sobre o Controle de Pragas da Cana-de-Açúcar – realizado, pelo Grupo IDEA, em julho em Ribeirão Preto, SP, falou sobre: Manejo Integrado da Mosca dos Estábulos nas atividades Agropecuárias.

Na ocasião, Renato alertou que o problema da mosca dos estábulos é grave e que as usinas também devem se empenhar para resolvê-lo. Solicitou ajuda aos pesquisadores e empresas para o desenvolvimento de técnicas de controle da praga.

Por isso, nesta edição do INSECTSHOW, que acontece em 23 e 24 de julho, em Ribeirão Preto, haverá a palestras: Novidades sobre Controle das moscas dos estábulos.

Simultaneamente ao seminário, acontece o 3º Encontro sobre Controle de Doenças da Cana-de-Açúcar. Informações e inscrições pelo site: www.ideaonline.com.br

Fonte: CanaOnline

◄ Leia outras notícias