Saúde Animal

Novartis Saúde Animal lança no Brasil o principal avanço na luta contra os vermes dos ovinos

Zolvix® inaugura nova classe de vermífugos que elimina acima de 99,9%1 dos vermes gastrointestinais dos ovinos


Publicado em: 29/08/2012 às 07:40hs

Novartis Saúde Animal lança no Brasil o principal avanço na luta contra os vermes dos ovinos

A Novartis Saúde Animal acaba de lançar no mercado brasileiro o Zolvix® (Monepantel), uma nova formulação oral que mata mais de 99,9%1 dos vermes gastrintestinais dos ovinos, inclusive aqueles que já desenvolveram resistência aos produtos destinados ao controle dos parasitas disponíveis no mercado1.

Depois de mais de 28 anos2 sem inovações nessa área, o Zolvix® chega para suprir uma demanda não atendida, resultado da diminuição de eficácia dos vermífugos existentes3, devido à resistência cada vez maior em populações de vermes, considerado um problema que reduz significativamente a produtividade em ovinos de todas as idades.

A verminose é a principal causa de morte dos ovinos. No mercado brasileiro, o problema de parasitas gastrointestinais atinge cerca de 13 milhões de cabeças de ovinos, o equivalente a quase todo o rebanho nacional4. Zolvix® controla as principais espécies de parasitos gastrointestinais dos ovinos, até mesmo aquelas já resistentes a outros produtos, e pode ser utilizado em todas as categorias, desde cordeiros até adultos, incluindo ovelhas prenhas.

Devido a sua elevada eficácia, impressionante margem segurança5 e facilidade de uso, Zolvix® representa uma importante ferramenta de apoio aos produtores no incremento da produtividade do setor ovino. Além disso, necessita de um período de carência para o abate de apenas 7 dias.

Para Octaviano Pereira Neto, gerente técnico da Novartis Saúde Animal no Brasil, "A chegada de Zolvix® ao mercado brasileiro não se trata apenas de uma nova classe de anti-helmínticos em mais de 28 anos, mas também de uma nova abordagem e forma de controle das verminoses, que impactará significativamente na produção de ovinos no país. Livre dos parasitos gastrointestinais os rebanhos poderão expressar melhor o seu potencial genético e produtivo", avalia.

As verminoses nos rebanhos ovinos ao redor do mundo trazem grandes prejuízos aos produtores, por conta da redução na qualidade da carne e da lã e altos índices de mortalidade ovina. Os primeiros sintomas destas parasitoses são a redução no apetite, perda de peso, anemia e diarreia. Os animais jovens são os mais atingidos porque o sistema imunológico não está totalmente formado, o que compromete sua vida produtiva.

 Ref:  

1) Mata > 99,9% de Haemonchus contortus, T. colubiformis e T. Axei. A pooled analysis of the efficacy of monepantel, an aminoacetonitrile derivative against gastrointestinal nematodes of sheep. Hosking et al., Parasitol Res (2010), 106: 529-532.

2) Chabala et al. 1980 Ivermectin, a New Broad-Spectrum Antiparastici Agent. Journal of Medical Chemistry, v 23, n. 10, p. 1134-1136

3) Sager et al. Efficacy of the amino-acetonitrile derivative, monepantel, against experimental and natural adult stage gastro-intestinal nematode infections in sheep Veterinary Parasitology v. 159 , n. 1, p 49–54. 2009

4) Basseto et al. Contaminação da pastagem com larvas infectantes de nematoides gastrintestinais após o pastejo de ovelhas resistentes ou susceptíveis à verminose Rev. Bras. Parasitol. Vet., Jaboticabal, v. 18, n. 4, p. 63-68, out.-dez. 2009

5) Mason, et. al. (2009) New Zealand Veterinary Journal 57(1), 3-9; Malikides, et. al. (2009) New Zealand Veterinary Journal 57(1), 10-21

 Disclaimer 

As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações clínicas. O veterinário deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.

 Sobre a Novartis Saúde Animal 

A Novartis Saúde Animal pesquisa, desenvolve e comercializa produtos líderes para tratamento de animais de acordo com as necessidades de donos de animais de companhia, médicos veterinários e criadores. Com sede em Basiléia, Suíça, e presente em aproximadamente 40 países, a Novartis Saúde Animal possui 2.630 colaboradores em todo o mundo.

Fonte: In Press Porter Novelli

◄ Leia outras notícias
/* */ --