Publicado em: 01/08/2025 às 07:30hs
Embora a primavera e o verão sejam as estações em que o carrapato se prolifera com maior intensidade, por conta do calor e da umidade, o inverno é o momento ideal para que os produtores planejem e iniciem estratégias de manejo contra esse parasito. Durante o período de temperaturas mais amenas, surgem as primeiras gerações do carrapato, o que torna essencial não subestimar essa fase do ano.
Segundo Octaviano Pereira Neto, gerente Técnico de Bovinos de Corte da Elanco Saúde Animal, apenas cerca de 5% dos carrapatos infestam diretamente os animais. A grande maioria, 95%, está no ambiente — nas pastagens e solo — aguardando o momento certo para infectar o rebanho. Esse cenário pode passar despercebido para o produtor, mas a falta de controle no inverno pode resultar em graves problemas na primavera e verão.
O ciclo reprodutivo do carrapato tem crescimento exponencial: cada fêmea pode produzir até 3 mil ovos. Isso significa que mil carrapatos-fêmeas no solo podem gerar até 3 milhões de novos parasitos. Octaviano ressalta que, com 50 animais apresentando 20 carrapatos cada, a infestação já é considerável. No Brasil, a presença desses parasitos causa perdas estimadas em cerca de US$ 3,4 bilhões ao ano.
Para auxiliar os pecuaristas no manejo do carrapato, a Elanco oferece gratuitamente o Programa Integrado de Controle de Carrapatos (PICC), que orienta o uso combinado de soluções para aumentar a eficácia do controle e diminuir a resistência dos parasitos a tratamentos. O programa está disponível no link: www.agropecuaria.elanco.com/br/acoes-elanco/picc.
A resistência aos tratamentos é causada pelo uso contínuo do mesmo princípio ativo. O PICC propõe a combinação do carrapaticida Acatak™ Pour On com o Ezatect™, promovendo um controle mais completo e eficaz.
O produtor rural pode acessar gratuitamente todas as informações do PICC pelo site da Elanco e conhecer outras soluções voltadas para a sanidade e produtividade do rebanho em www.agropecuaria.elanco.com/br. A empresa também está presente nas redes sociais, como Instagram (@elancoagrobr) e LinkedIn (@elancobrasil), onde compartilha conteúdos e novidades do setor.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias