GENEX, referência em melhoramento genético bovino, mostra bons resultados
Empresa expande com a construção de um centro de coleta de sêmen e atendimento ao mercado a ser inaugurado neste ano. Dados do setor comprovam que a tecnologia em inseminação artificial impulsionou a escalada deste mercado.
Publicado em: 25/05/2022 às 08:20hs
Investir em tecnologia sempre traz bons efeitos. Na área de melhoramento genético de bovinos, o mercado de Inseminação Artificial (IA) teve crescimento expressivo, segundo dados da associação brasileira do setor, a ASBIA. Uma das líderes neste segmento, a empresa GENEX registrou em 2021 o aumento de 20% de doses de sêmen entregues no Brasil em relação ao ano anterior. O resultado da GENEX foi superior à média do setor de 18% no ano passado, de acordo com o Index ASBIA, que indicou 25,45 milhões de doses comercializadas.
O aumento de market share da empresa foi impulsionado pela comercialização de sêmen de raças leiteiras. A GENEX registrou um crescimento de 17,2%, enquanto o mercado teve um aumento de 5,9%, segundo dados da ASBIA.
Com relação ao mercado de melhoramento genético de bovinos de corte, a GENEX teve um crescimento médio de 20,7%, em 2021. O destaque foi na comercialização de sêmen da raça Nelore. A empresa registrou um aumento 56,3%, enquanto o mercado cresceu 46.6%, segundo a ASBIA.
A raça Nelore Mocho atingiu 87,8% de aumento no volume de vendas, enquanto o mercado chegou a 50,6%. Com relação ao faturamento estimado, o mercado cresceu 62,9% e a GENEX, conquistou 107,1%. No Nelore PO, a pesquisa da ASBIA registrou crescimento de 42,3% e a GENEX de 48,9%. Já no Nelore CEIP, o mercado cresceu 62,3% em volume e a GENEX atingiu 70,3%.
Para Sergio Saud, diretor executivo da GENEX Brasil, os números demonstram o interesse dos produtores rurais em ter rebanhos de qualidade. “O nosso foco é trabalhar com a tecnologia a favor do pecuarista, proporcionando uma experiência cada vez mais assertiva e colaborando para a melhor tomada de decisão em seus negócios. Para isso, o investimento em tecnologia, infraestrutura, marketing e em produtos e serviços inovadores é fundamental”, afirma Saud.
Em 2022, a GENEX estima um crescimento acima de 20% nas vendas de doses. Para isso, se prepara para atender o exigente mercado consumidor investindo em um centro próprio de biotecnologia e difusão genética, que terá capacidade para alojar e coletar, inicialmente, cerca de 150 touros. O novo empreendimento vai contar com piquetes individuais, projetados de acordo com todas as normas de biossegurança e conforto animal, garantindo a adequada produção de genética e permitindo a comercialização no território nacional e a exportação para os países que possuem protocolos sanitários com o Brasil.
Nos últimos quatro anos, a inseminação artificial de bovinos apresentou crescimento acumulado de 112%, revelando que cada vez mais produtores rurais investem nas estratégias genéticas para aumentar a produtividade e a sustentabilidade dos rebanhos.
Fonte: PTexto
◄ Leia outras notícias