Saúde Animal

Época de redobrar a atenção com o conforto térmico animal

Ventiladores e nebulizadores com motores elétricos potentes são fundamentais ao agronegócio


Publicado em: 04/02/2022 às 07:00hs

Época de redobrar a atenção com o conforto térmico animal

Para que as criações de aves, suínos e bovinos se desenvolvam bem, atinjam o peso almejado, sendo comercialmente rentáveis aos criadores, é necessário se atentar ao conforto térmico dos ambientes onde eles vivem. Não basta apenas oferecer sombra, é indispensável também uma ventilação natural ou artificial com ventiladores e nebulizadores. Esses animais não devem sentir frio ou calor em excesso, evitando o estresse térmico, que afeta diretamente a produtividade da criação. 

Quando a temperatura dos viveiros, piquetes ou quaisquer outras instalações para o manejo dos animais não são adequadas ao bem-estar, as respostas fisiológicas produzidas por eles podem ser prejudicadas, levando a perda de massa, redução na alimentação, diminuição no nível de atividade e até mesmo induzindo a morte. O zelo com o conforto térmico animal deve ser levado em consideração em todas as épocas do ano, porém, na primavera e no verão, os cuidados precisam ser redobrados, devido às fortes ondas de calor, propícias nessas estações.  

Segundo Drauzio Menezes, diretor da Hercules Motores Elétricos, nos últimos anos, houve uma clara evolução tecnológica na área de manejo, genética, sanidade e nutrição da produção animal, o que colocou o agronegócio brasileiro em posição de evidência na economia mundial. “Houve avanços também nas máquinas de climatização de ar, que utilizam motores de ventilação com grau de proteção IP 44 (protegido contra pó) e IP 55 (protegido contra pó e jatos de água), que são monofásicos e trifásicos, possuindo, normalmente, o regime S1 contínuo e AIR OVER, sem ventilação forçada. Lembrando que esses motores auxiliam também na economia, pois estão dentro da classe de rendimento mínimo de energia elétrica exigido atualmente no Brasil”, explica.

Para Menezes o que torna os ventiladores e nebulizadores destinados à criação animal mais eficientes é a customização dos motores. “Por isso, a Hercules Motores Elétricos fornece às marcas fabricantes motores desenvolvidos em conjunto com elas, de forma que sejam mais eficazes e diferenciados, tendo carcaça de alumínio (que é um ótimo dissipador de calor, é resistente a ambientes salinos e também o mais leve do mercado), pés removíveis, classe de isolamento F (suportando até 155ºC), rolamentos blindados de primeira linha, entre outros benefícios”, detalha. 

Em áreas rurais a instabilidade energética e oscilação de tensão é muito comum no Brasil, principalmente em dias quentes, como as já conhecidas tempestades de verão, o que pode provocar falhas nos ventiladores e nebulizadores, prejudicando o bem-estar animal. “Para evitar esse tipo de transtorno, existe a linha de motores padrões — com o chamado click rural — que atendem à tensão entre 110 e 127 V; de 220 até 254 V; de 440 até 508 V. Já para os equipamentos expostos a ambientes com pó e umidade, são direcionados os motores resistentes a essas ocorrências, que são os da linha IP 44 e IP 55”, finaliza Drauzio Menezes.

Para conhecer mais, acesse o site(https://www.herculesmotores.com.br/) e assista ao vídeo. https://www.youtube.com/watch?v=5HrPHjGFUyU

Fonte: Assessoria de imprensa Estilo Press

◄ Leia outras notícias