Publicado em: 30/07/2015 às 07:30hs
A atividade aconteceu no Campo Experimental “José Henrique Bruschi”, localizado em Coronel Pacheco (MG), e na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG). Foram abordados os cenários da mastite no Brasil e no mundo, legislação, os principais microorganismos causadores da infecção, diagnóstico, programa de controle e prevenção, boas práticas, análises laboratoriais e qualidade do leite.
William Fernandes Bernardo, chefe-adjunto de Transferência de Tecnologia da Embrapa Gado de Leite, ressaltou a importância de conhecer e discutir os aspectos ligados à detecção e controle da mastite, uma das doenças que mais afeta o rebanho leiteiro. “Por envolver inúmeras causas, o controle dessa doença representa um desafio na propriedade e demanda bom conhecimento técnico. O curso também foi uma grande oportunidade para os profissionais da Embrapa, que receberam dos técnicos da UCBVET informações sobre os principais problemas ocorridos no campo, o que alimenta as linhas de pesquisa da instituição”, afirmou.
Ainda segundo Bernardo, o governo brasileiro tem feito grande esforço para melhorar a qualidade de leite nacional, tendo como orientação os parâmetros internacionais. “Assim, poderá ofertar leite e derivados de qualidade aos consumidores brasileiros e também ter produtos aptos à exportação. Para isso, é importante treinar os profissionais que atuam no setor”, completou.
Teoria e prática
Além do treinamento teórico, os profissionais da indústria passaram por aula prática no laboratório de qualidade do leite da Embrapa, onde fizeram testes de detecção e identificação da mastite bovina. Jorge Tadeu Zanchetta Filho, promotor técnico de Vendas da UCBVET acredita que a ação foi proveitosa e deu aos colaboradores a oportunidade de ver de perto o trabalho de um centro que é referência internacional. “Recebemos informações essenciais e de grande importância como, por exemplo, os cuidados necessários durante o manejo de ordenha, para a obtenção de produtos de qualidade sem comprometimento da produção”, contou.
“Os conhecimentos adquiridos serão disseminados por nossos técnicos por meio do trabalho desenvolvido no campo, colaborando diretamente com a melhoria do setor”, destacou Gabriel Sandoval, especialista em Novos Negócios da UCBVET e um dos coordenadores da parceria científico-operacional com a Embrapa. O treinamento foi comandado por Marcelo Bonnet, engenheiro de alimentos e doutor em Ciência de Alimentos, e Letícia Mendonça, médica veterinária e mestre em Ciência Animal.
Fonte: Milagre do Verbo Agência de Comunicação
◄ Leia outras notícias