Saúde Animal

Doença de Marek - importância e controle

Entenda como o problema, que causou graves prejuízos à avicultura, foi também responsável pela evolução do processo de vacinação de aves


Publicado em: 23/11/2020 às 08:00hs

Doença de Marek - importância e controle

Responsável por surtos de alta mortalidade na produção industrial avícola na década de 1960, altamente contagiosa e sem tratamento, a doença de Marek (DM) é causada por um herpesvírus que acomete as aves, causando neoplasias linfoproliferativas em nervos periféricos e em órgãos como gônadas, íris, vísceras, músculos e pele. "Essa é uma doença importante, que chegou, inclusive, a ameaçar a viabilidade da produção industrial de aves. Seu controle só foi possível com a vacinação, a partir dos anos 70", diz o médico-veterinário Eduardo Muniz, Gerente Técnico de Aves da Zoetis. 

Ainda de acordo com o especialista, a descoberta e o desenvolvimento da vacina por meio do herpesvírus dos perus (HVT), apatogênico para galinhas, foram um divisor de águas para a avicultura porque foi o primeiro caso de sucesso no controle de uma doença causada por vírus oncogênico. "Até então, não havia controle e prevenção em massa de uma doença de natureza neoplásica nem na medicina humana", informa Muniz. 

Além da importante descoberta, atribui-se à doença de Marek a evolução no processo de vacinação, em decorrência do crescimento em escala da avicultura industrial. A vacinação, que se iniciou totalmente manual, passou para um programa de aplicação subcutânea por máquinas pneumáticas e seguiu evoluindo até chegarmos aos dias de hoje com a possibilidade de vacinação por um sistema automatizado in ovo . 

"A única forma de controlarmos a doença e minimizarmos as perdas econômicas decorrentes dessa enfermidade é a imunização", reforça o médico-veterinário. No Brasil, a vacinação contra a doença de Marek é obrigatória e realizada em 100% das aves em fase de incubatório por via in ovo ou subcutânea. 

Poulvac 

Para o controle da doença de Marek, a Zoetis tem duas soluções - POULVAC OVOLINE HVT e POULVAC OVOLINE CVI HVT, ambas vacinas vivas indicadas para a vacinação de aves de 1 dia de idade, no incubatório, ou embriões entre 18 e 19 dias de incubação. 

POULVAC OVOLINE HVT contém herpesvírus de peru (HVT), sorotipo 3, cepa FC-126. Já POULVAC OVOLINE CVI HVT é uma vacina combinada composta por vírus CVI (RISPENS) E HVT, sorotipos 1 e 3. 

"Todas as nossas vacinas são fabricadas com processo de baixa passagem, o que intensifica sua capacidade de proteção", completa Muniz. 

Para outras informações sobre a doença e a vacinação, acesse.