Saúde Animal

Cobb-Vantress apoia evento técnico de atualização sobre Influenza Aviária

Semana composta por visitas técnicas e seminário contou com a participação de especialistas em avicultura norte-americanos


Publicado em: 15/08/2013 às 07:00hs

Cobb-Vantress apoia evento técnico de atualização sobre Influenza Aviária

Entre os dias 05 e 08 de agosto, a Cobb-Vantress participou da agenda de eventos técnicos ministrados pelos especialistas em avicultura Andrew Rhorer, diretor emérito do Programa Nacional de Sanidade Avícola dos Estados Unidos, e Dennis Senne, ex-diretor do Laboratório Nacional de Serviços Veterinários norte-americano. O evento, organizado pela União Brasileira de Avicultura (UBABEF), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), foi composto por visitas técnicas e Seminário de Atualização sobre Influenza Aviária.

A visita dos especialistas teve como objetivo atualizar os profissionais brasileiros a respeito da produção de reagentes (antígenos e antissoros) para testes de monitoramento de influenza aviária, além de promover debates sobre os programas de sanidade avícola praticados no Brasil e nos Estados Unidos.

Como apoiadora do evento, a Cobb foi representada por Paulo Raffi, gerente técnico, e Leonardo Sestak, gerente de laboratório e sanidade, que integraram a comitiva de técnicos especialistas.

No dia 05, em reunião em Brasília, Andrew Rhorer ministrou apresentação sobre o programa dos Estados Unidos, enquanto Dennis Senne abordou testes de diagnóstico para vigilância de influenza e produção de reagentes.

Nos dias 06 e 07, a comitiva visitou as instalações do Laudo Laboratório Avícola de Uberlândia (MG). “Após conhecer a infraestrutura do local, os especialistas norte-americanos reconheceram que, com os equipamentos adequados e as adaptações necessárias, é possível que o Laudo esteja apto a produzir os reagentes necessários para testes de influenza”, afirma Leonardo Sestak.

No dia 08 de agosto, em Campinas, os representantes participaram do Seminário de Atualização sobre Influenza Aviaria na sede do Lanagro/MAPA. Além das apresentações de Rhorer e Senne, o diretor do instituto, André Mendonça, apresentou o Programa Twinning, patrocinado pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). A equipe do Lanagro recebeu ainda treinamento ministrado por técnicos do Laboratório Nacional de Serviços Veterinários dos Estados Unidos (NVSL) para produção de reagentes e realização testes de confirmação como o PCR em tempo real, isolamento viral e caracterização de subtipos de influenza aviária. 

“As visitas demonstraram que temos condições de produzir nossos reagentes no Brasil, desde que todos se unam em comum acordo para realização deste propósito. Com a produção de reagentes em nosso País, a cadeia produtiva pode reduzir custos com a importação destes insumos e ter independência na fabricação destes reagentes em caso de fechamento de mercado ou impossibilidade de importação”, conclui Sestak.

Sobre a Cobb-Vantress Brasil

Desde 1916 em atividade e com sede na cidade de Siloam Springs, Arkansas, Estados Unidos, a Cobb-Vantress está presente há 17 anos no Brasil. Mais antiga companhia de genética avícola do mundo, é líder mundial no fornecimento de aves de produção para frangos de corte e em especialização técnica no setor avícola.

A sede brasileira esta localizada na cidade de Guapiaçu, no interior do estado de S.Paulo, e conta com aproximadamente 620 colaboradores.

Fonte: Note! Assessoria de Comunicação

◄ Leia outras notícias