Publicado em: 23/09/2014 às 13:50hs
A Cooperativa C. Vale e a Bayer Suínos e Aves trabalham em conjunto em programas de biossegurança com o objetivo fundamental de diminuir, de maneira significativa, a inevitável exposição dos animais a agentes infecciosos. Juntas as parceiras promovem neste mês de setembro e outubro um evento sobre Controle de Roedores em granjas de suínos no município de Nova Santa Rosa, Palotina e Maripá, PR.
Mais de 100 suinocultores da região de Nova Santa Rosa já participaram de palestras sobre o assunto. O objetivo é conscientizar os produtores de suínos sobre a importância do controle de roedores em suas propriedades, bem como instruí-los de como realizar um programa de controle.
“A Bayer possui know-how há mais de 15 anos com programas de controle de vetores em propriedades rurais. Como hoje se sabe que a biossegurança é um fator de extrema importância na prevenção da disseminação de diversas doenças, existe a necessidade dos produtores estarem capacitados e motivados a implantar esses programas em suas propriedades”, destaca o consultor técnico e comercial da Unidade Aves e Suínos, Matheus Marinho.
Na região de Nova Santa Rosa existe uma grande concentração de produtores de suínos e as distâncias entre as propriedades são pequenas, os riscos de transmissão de doenças entre as granjas passam a ter uma importância ainda maior. “Dentro deste cenário, os roedores são considerados vetores que podem transmitir diversas doenças. Além disso, existem também as perdas por roeduras de cortinas, fiações e equipamentos. E para completar o quadro, os roedores consomem e estragam quantidades grandes de ração, impactando diretamente no custo de produção da granja”, ressalta.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Bayer Saúde Animal – Unidade Aves e Suínos
◄ Leia outras notícias