Publicado em: 15/05/2014 às 13:00hs
A Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos, AveSui 2014, será palco do lançamento de um novo conceito de vacinação via água para a suinocultura brasileira, desenvolvido pela Boehringer Ingelheim. A área de saúde animal da empresa apresenta em primeira mão para Santa Catarina uma nova abordagem de uso da vacina Enterisol Ileitis, que traz melhoria da performance, redução da mortalidade, imunização consistente em uma dose. A 14ª edição da AveSui ocorre em Florianópolis, no CentroSul, entre os dias 13 e 15 de maio.
A Boehringer Ingelheim promove um Lunch and Learning nesta quarta-feira, às 13h, na Sala Jurerê com as palestras sobre o conceito e experiência americana de vacinação via água e os resultados no país com o novo protocolo de vacinação via água.
Supervisor Técnico Comercial da empresa no Brasil, Vladimir Borges destaca o prejuízo da enfermidade no campo “As principais consequências são perdas de desempenho, principalmente Ganho de Peso Diário (GPD) e Conversão Alimentar (CA), aumento na taxa de mortalidade, normalmente associada a forma aguda, desuniformidade dos lotes, além da necessidade de tratamentos curativos, individuais ou do lote com consequente aumento dos custos associado aos tratamentos curativos”. Vladimir cita ainda a diminuição das receitas devido às perdas de desempenho e aumento na taxa de mortalidade.
Segundo o palestrante Vladimir Borges, especialista em fisiopatologia da reprodução com ênfase em suínos pela Faculdade Veterinária na UFRGS a vacinação é o meio mais eficaz na prevenção e controle da enfermidade entérica. “A única vacina do mercado para prevenção da Lawsonia é via oral viva atenuada, sendo esta a forma mais eficaz para prevenção da ileíte. Animais uma vez imunizados com a vacina estarão protegidos durante o período de desafios até o abate, diferente do uso de antibióticos onde os animais estão protegidos durante o período de aplicação” explica Vladimir.
Lunch and Learning na Avesui
A área de saúde animal da Boehringer Ingelheim fará o lançamento da vacina via água dutante a Avesui 2014, o evento é uma vitrine das tendências mundiais em produção de proteína animal, novas tecnologias e soluções para o setor de aves e suínos, a Avesui movimentou cerca de R$ 400 milhões em negócios e atraiu 17,8 mil participantes na edição do ano passado, com painéis econômicos e de inovação tecnológica, seminário técnico científico e uma feira com visitantes de 22 países. A edição deste ano, realizada na região líder em produção avícola e suinícola, promete ser ainda mais movimentada.
Durante a Avesui, a empresa promove um novo encontro do Grupo Avançar com a presença de pesquisadores e consultores na área de suinocultura para debater de forma aprofundada a situação atual das enfermidades entéricas, o médico veterinário e mestre em patologia veterinária, Roberto Guedes, apresentará atualizações sobre Ileíte e nova abordagem no diagnóstico diferencial para doenças entéricas.
O objetivo do Grupo Avançar é a troca de experiências entre os pesquisadores, trabalhos realizados e recentemente avanços com a equipe da Boehringer. A Head da Unidade de Negócios de Suínos e Assuntos Regulatórios da Boehringer Ingelheim, Patrícia Schwarz destaca que o grupo pode apresentar os desafios e interagir entre eles “Há 2 anos formamos Grupo Avançar com o objetivo de difundir as recentes pesquisas que vem sendo desenvolvidas pela Boehringer ao redor do mundo e para promover troca de experiências e propor ações que possam trazer ganhos de produtividade a suinocultura no Brasil” complementa.
Fonte: Comunicação Boehringer Ingelheim
◄ Leia outras notícias