Saúde Animal

Apenas 42% do rebanho do Ceará tem vacinação confirmada

A Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural e o Sindicato Patronal Rural de Quixadá estão preocupados com a vacinação de animais deste município do Centro do Ceará contra a febre aftosa.


Publicado em: 29/05/2015 às 09:30hs

Apenas 42% do rebanho do Ceará tem vacinação confirmada

Faltam apenas cinco dias para a imunização dessa doença infecciosa aguda que causa febre, seguida do aparecimento de vesículas, aftas, principalmente, na boca e nos pés de animais de casco fendido, como bovinos, búfalos, caprinos, ovinos e suínos sem pagamento de multa.

Conforme o presidente do Sindicato Patronal Rural, pecuarista Fausto Moreno, apenas pouco mais de 40% dos criadores registraram na Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) a vacinação dos seus animais. O prazo para compra da vacina, sem pagamento de multa, acaba no próximo domingo, 31. Os criadores têm até o dia 15 de junho para declararem a vacinação. A partir dessa data pagarão multa de R$ 17,00 por cada animal.

Até agora, segundo a Adagri, no Estado, foram registrados apenas 42,08% do total de 2,5 milhões de animais. Após a aplicação vacina, é importante que o criador procure o escritório da Adagri, da Ematerce ou as secretarias de agricultura dos municípios para fazer o registro do animal, levando nota fiscal da vacina e declaração dos animais vacinados por faixa etária e sexo, e evitando assim problemas futuros.

Ainda de acordo com a Adagri, desde 2014 quando o Ceará foi reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como zona de livre de febre aftosa, a meta das autoridades públicas é manter a certificação que permite a comercialização de animais para outros estados e outros países e atingir a vacinação sempre próxima aos 100% do total de rebanho. No ano passado foi atingido o índice de 94,56% de vacinação na primeira fase da campanha, em maio, e 93,79% do rebanho na segunda fase, em novembro.

O Diário Sertão Central é o blog oficial do Diário do Nordeste no Sertão Central do Ceará e Maciço do Baturité. Inclua entre os seus links favoritos.

Participe do Diário Sertão Central através do WhatsApp 55 88 9970 5161, dos fones (88) 9970 5161 ou (88) 8865 6118 e pelo email: diariosertaocentral@gmail.com

 

Fonte: Diário do Nordeste

◄ Leia outras notícias