Publicado em: 02/10/2023 às 10:00hs
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) realiza, na próxima terça-feira (3/10), a segunda etapa do XVI Seminário de Políticas Públicas para o Setor Rural, que está abordando os temas relacionados à “Agricultura de Baixo Carbono e o Plano ABC”.
Com transmissão ao vivo pelo Youtube da Seapa, a partir das 9h, o evento virtual faz parte de uma série de quatro módulos sobre o tema. Nesta edição, serão abordadas as estratégias e tecnologias para a recuperação de pastagens degradadas, com a participação de pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Milho e Sorgo).
Na avaliação do superintendente de Inovação e Economia Agropecuária da Secretaria de Agricultura, Feliciano Nogueira de Oliveira, a degradação das pastagens é um dos principais problemas da atividade pecuária e a sua recuperação é fundamental. “Minas Gerais é a principal bacia leiteira do país. Mais de um terço do território mineiro está coberto por pastagens e a grande maioria apresenta degradação de nível moderado a elevado. A perspectiva de recuperação dessas áreas, com o uso de tecnologias como o sistema de Integração Lavoura e Pecuária, por exemplo, é uma forma eficiente de transformar essas áreas em pastagem de boa qualidade, produzir grãos e ainda reduzir o custo de produção”, explica.
Durante o evento virtual, serão detalhadas as condições das pastagens no estado, com apresentações sobre o plantio direto de grãos para recuperação de pastagens, além da apresentação dos sistemas de Integração Lavoura Pecuária e Integração Lavoura Pecuária e Floresta, como estratégias para a recuperação das áreas e de produção sustentável.
A necessidade de dividir o conteúdo em quatro módulos se deu pelo amplo volume de informações a serem debatidas com relação à agricultura de baixo carbono. No primeiro episódio, as palestras abordaram a adoção de tecnologias agropecuárias com alto potencial de mitigação das emissões de gases do efeito estufa, as estratégias de neutralização do carbono e os desafios no contexto do mercado internacional de commodities.
Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Assessoria de Comunicação Social
◄ Leia outras notícias