Publicado em: 26/03/2026 às 13:30hs
O Rabobank, em parceria com o Fundo AGRI3, anuncia a ampliação do programa Renova Pasto, agora em sua versão 2.0. A iniciativa combina financiamentos de longo prazo com assistência técnica especializada, visando à recuperação de áreas degradadas e à preservação de ecossistemas estratégicos no Cerrado e na Amazônia.
Lançado em 2023, o programa já apresentou ganhos de produtividade e sustentabilidade para pecuaristas e, nesta nova fase, passa a incluir produtores de soja e outras culturas anuais.
O Renova Pasto 2.0 oferece condições atrativas de financiamento: prazo de até dez anos, valor máximo de US$ 5 milhões por operação e carência de três anos. O programa apoia práticas agrícolas mais eficientes, aumentando a produtividade e a resiliência das áreas em processo de recuperação.
Além disso, o programa disponibiliza assistência técnica cofinanciada, monitorando indicadores de desempenho produtivo e socioambiental, como produtividade por hectare, preservação de florestas e melhorias na qualidade de vida no campo.
A consultoria brasileira Produzindo Certo é responsável pela avaliação socioambiental, elaboração de planos de melhoria e acompanhamento das propriedades participantes.
O objetivo é garantir que os produtores adotem práticas sustentáveis e consigam renovar pastagens e áreas de lavoura de forma mais eficiente.
Para Ricardo Silva, Head de Rural Banking do Rabobank no Brasil e América do Sul, o programa atende à demanda global por alimentos, ao mesmo tempo que incentiva sistemas agrícolas resilientes. “Esta nova fase oferece uma solução concreta para apoiar produtores na adoção de modelos eficientes e sustentáveis, por meio da recuperação de áreas degradadas e da integração de culturas”, afirma.
Casper Havinga, Diretor de Investimentos do Fundo AGRI3, destaca que “o acesso a financiamento de longo prazo é essencial para a transição para um uso da terra mais sustentável. Os financiamentos fortalecem a produtividade, a resiliência e ajudam a dissociar a expansão agrícola do desmatamento”.
Produtores que participaram da primeira fase do Renova Pasto relatam resultados positivos. Wilton Roberto Guimarães, de Niquelândia-GO, afirma que “o programa ofereceu melhores condições de financiamento e foco ambiental, permitindo a melhoria das pastagens e valorização do gado”.
Geraldo Antonio Delai, de Canarana-MT, ressalta que o longo prazo e a carência de três anos viabilizaram a recuperação das pastagens e possibilitaram a rotação de culturas, incluindo soja, aumentando a eficiência das áreas utilizadas para pecuária.
A nova versão do programa se destaca por:
O Renova Pasto 2.0 está disponível para clientes do Rabobank que atendam aos critérios do programa. As condições finais de contratação dependem das avaliações técnicas e da análise socioambiental de cada propriedade. Os resultados podem variar conforme as características de cada projeto e não constituem garantia futura de desempenho.
Fonte: Portal do Agronegócio
◄ Leia outras notícias