Publicado em: 08/07/2015 às 17:10hs
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Alagoas (SENAR-AL) e a Federação da Agricultura e Pecuária no Estado de Alagoas (FAEAL) realizam no próximo dia 21 de julho uma visita técnica do Programa Mais Pasto em duas propriedades rurais localizadas no semiárido alagoano.
A ação de campo terá início pelo município de Olho d’Água das Flores, na fazenda Ybiporanga, e em seguida na zona rural de Pão de Açúcar na fazenda Jordão. As duas propriedades pertencem a produtores rurais que fazem parte da primeira turma do Mais Pasto, que teve início em 2013.
A iniciativa tem a finalidade de verificar ‘in loco’ a aplicação prática da metodologia que foi repassa aos produtores rurais durante as aulas teóricas. O dia de campo será acompanhado pelo consultor do programa e engenheiro agrônomo Andre Sório. De acordo com a programação do evento, no dia 20, o instrutor fará palestras na FAEAL para as duas turmas do Mais Pasto.
No trabalho de campo os produtores rurais farão uma visita ao sistema de abastecimento de água encanado nos piquetes; conhecerão o projeto de bebedouros móveis e o processo de troca de pasto duas vezes ao dia em uma área de um hectare composta por 600 piquetes, além da técnica de sombreamento de pastagens, com aproveitamento das árvores existentes e modelo de poda; e de bezerreiro modelo argentino com criação ao ar livre.
Na oportunidade, o grupo também vai conhecer a divisão de área com piqueteamento aproveitando os açudes locais; utilização de sorgo e milho, além do uso da palma forrageira.
A visita técnica é aberta para todos os produtores que participam das duas turmas do Programa Mais Pasto. Atualmente, cada grupo conta com 16 participantes por turma.
Fonte: Senar - Assessoria de Comunicação do SENAR Alagoas
◄ Leia outras notícias