Pastagens

Novo estudo da COMIGO afirma: Mulato II atinge 4 @/ha a mais de produtividade animal em comparação ao concorrente

Além de destaque no sistema de Integração Lavoura-Pecuária, o Mulato II apresenta melhores resultados quando comparado ao cultivar concorrente


Publicado em: 06/10/2021 às 13:20hs

Novo estudo da COMIGO afirma: Mulato II atinge 4 @/ha a mais de produtividade animal em comparação ao concorrente

O Anuário de Agricultura 1ª safra - 2020/2021, desenvolvido pelo Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO (ITC), em Rio Verde - GO, apresentou os resultados pelo segundo ano consecutivo de um experimento comparativo entre dois cultivares híbridos, incluindo a Brachiaria híbrida cv. Mulato II. Mais uma vez o estudo apresentou números positivos da forrageira da Barenbrug do Brasil no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP). 

No primeiro ano do ensaio, então intitulado Características de Forragem e Desempenho de Bovinos de Corte em Pastagem de Mulato II e Mavuno em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária, publicado no Anuário de Pesquisas Pecuárias 2019/2020, o Mulato II foi avaliado quanto a produção de massa, qualidade de forragem, desempenho animal e viabilidade econômica. O resultado: o cultivar da Barenbrug do Brasil é o mais indicado para o sistema ILP com números superiores em diversas variáveis comprovadas pela pesquisa. 

O segundo ano do ensaio, intitulado Produtividade de Soja e Indicadores de Qualidade do Solo em Sistema de Integração Lavoura-Pecuária, contou com o objetivo de avaliar a produtividade de soja em dois sistemas de produção: o ILP e o tradicional sucessão Soja/Milho. 

Conforme as discussões propostas no estudo do Instituto de Ciência e Tecnologia COMIGO - ITC, o Mulato II apresentou melhores resultados tanto em produtividade animal quanto em produtividade de soja. 

Nos dados obtidos, os pesquisadores evidenciaram que, em relação as áreas do cultivar concorrente ao da Barenbrug, o Mulato II obteve: cerca de 111% a mais em residual de palhada, 55% a mais em residual de raiz no solo, e a densidade de touceiras foi em média 21% maior. Esses valores contribuem para maior capacidade de rebrota, maior produção de raízes, melhor cobertura do solo e maior capacidade de competir com plantas invasoras. 

Segundo os resultados de produtividade animal obtidos nos sistemas de produção de ILP, o Mulato II obteve 4 @/ha a mais quando comparado ao outro cultivar, em 84 dias de pastejo . 

E de acordo com a produtividade de soja gerada no experimento: o sistema ILP, com o Mulato II, obteve 4,3 sacas/ha a mais quando comparado ao sistema de sucessão soja/milho, e 2,09 sacas/ha a mais em comparação ao sistema ILP com o cultivar concorrente . 

Além de boas respostas em produtividade, o estudo demonstrou reações positivas para alguns bioindicadores de qualidade do solo relacionados à conservação e sustentabilidade. 

Conclusão: os resultados obtidos no estudo apontaram vários benefícios dentro da Integração Lavoura-Pecuária e mostraram a importância deste sistema no incremento de produtividade da cultura subsequente e na saúde do solo. Dentre as opções de forrageiras analisadas no sistema de ILP, a Brachiaria híbrida cv. Mulato II foi a mais indicada. 

"O Mulato II obteve valores mais expressivos que o cultivar concorrente se observamos a porcentagem de raiz depositada no solo, a quantidade residual de biomassa, a produtividade animal e a produtividade de soja em dois anos de experimento. Estes são valores reais que podem ajudar o produtor na hora da tomada de decisão", explica Samea Cabral, membra do time de Desenvolvimento Tecnológico da Barenbrug do Brasil e autora do e-book com estratégias, benefícios e orientações sobre a Integração Lavoura-Pecuária (ILP) lançado pela Barenbrug. 

Samea Cabral comentou mais detalhadamente os dados os dados levantados e discutidos no pelo Anuário de Agricultura 1ª safra - 2020/2021 no experimento. 

Fonte: Barenbrug do Brasil

◄ Leia outras notícias