Pastagens

Mulheres pecuaristas conhecem tecnologia do capim Tifton 85 em dia de campo em Goiás

Evento reuniu cerca de 100 mulheres do agro em Inhumas


Publicado em: 01/09/2025 às 13:30hs

Mulheres pecuaristas conhecem tecnologia do capim Tifton 85 em dia de campo em Goiás

Cerca de 100 mulheres pecuaristas do grupo AgroPatys participaram de um dia de campo na Fazenda Princesa, em Inhumas (GO), para conhecer a pastagem Tifton 85 aplicada no cerrado goiano. O encontro apresentou os benefícios produtivos e ambientais dessa tecnologia para a pecuária.

Tifton 85: mais produtividade e sustentabilidade

O Tifton 85, desenvolvido nos Estados Unidos em 1992, oferece o dobro do valor nutricional do capim braquiária tradicional, maior quantidade de matéria seca por hectare e cobertura densa que protege o solo contra erosão.

“A cobertura ajuda a reter água e matéria orgânica, evita que adubo e esterco sejam levados para os rios e permite sequestrar cinco vezes mais carbono que pastagens tropicais tradicionais”, explica Oswaldo Stival Neto, pecuarista e presidente da Amazon Mudas, anfitrião do evento.

Segundo Stival Neto, o Tifton 85 possibilita aumentar a lotação de gado de uma para sete cabeças por hectare e produzir 40 arrobas por hectare sem uso de ração, oferecendo produtividade superior de forma sustentável.

Produção por mudas supera desafio das sementes

O capim é resultado do cruzamento entre uma gramínea temperada dos EUA e uma tropical da África. Como suas sementes não germinam, a Amazon Mudas, sediada em Brazabrantes (GO), produz mudas clonadas e realiza o plantio utilizando técnicas similares às do tomate ou batata, solucionando o principal desafio para a adoção do Tifton 85 no Brasil.

“Nosso objetivo é apoiar produtores a modernizar a pecuária, aumentando a produtividade e a sustentabilidade das pastagens”, acrescenta Stival Neto.

Impacto nacional da tecnologia

Com 160 milhões de hectares de pastagem no Brasil, o uso de tecnologias como o Tifton 85 permitiria atender um aumento global de 50% na demanda por proteína animal utilizando apenas 20% da área atual, de forma sustentável e ambientalmente responsável.

Mulheres no agro

O Censo Agropecuário de 2017 (IBGE) apontou que 1,7 milhão de estabelecimentos rurais no país são dirigidos por mulheres, representando 34% dos profissionais do setor, segundo a FGV. O grupo AgroPatys, com dois anos de atuação e 200 integrantes, busca conectar mulheres do agro e disseminar conhecimento técnico.

“O Tifton 85 desperta muito interesse por seus benefícios e produtividade. Ver a pastagem em prática mostrou que o desafio do plantio foi superado, abrindo novas oportunidades”, destaca Pauliana Junqueira, produtora rural.

Parcerias e palestras do dia de campo

O evento contou com o apoio da Amazon Mudas, além de apresentações de empresas como Biogênese e Matsuda. Também foram realizadas palestras sobre saúde e bem-estar animal com Mryele Rodrigues (MFG), liderança no agro com Miguel Cavalcanti, e comentários sobre mercado e inovação com Caio Coppolla (CNN).

“Percebemos o grande interesse das participantes em aprender e buscar excelência na produção e gestão das fazendas. As mulheres buscam tecnologia e inovação, e foi uma satisfação recebê-las para esse dia de campo”, concluiu Oswaldo Stival Neto.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias