Pastagens

Mosaic Fertilizantes contribui para a pecuária produtiva e sustentável

Empresa desenvolve linha especifica para nutrição e recuperação de pastagens, além de oferecer capacitação de técnicos rurais


Publicado em: 10/12/2021 às 14:20hs

Mosaic Fertilizantes contribui para a pecuária produtiva e sustentável

Alinhar produtividade, rentabilidade e sustentabilidade na bovinocultura é possível com técnicas corretas de manejo e tecnologia apropriada de fertilização; e a Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras de fosfatados e potássio combinados, investe em pesquisa e inovação para promover o sucesso da pecuária moderna, competitiva e de baixo impacto. 

“O sucesso da pecuária depende das melhorias nos processos de gestão, com manejo adequado do solo e nutrição, buscando ganhos de eficiência nas diferentes etapas produtivas. A degradação de pastagens impacta diretamente na baixa produtividade e na rentabilidade. É preciso investimentos em tecnologia para sair deste ciclo vicioso que não combina com a pecuária moderna”, comenta Samuel Bortolin, gerente de Produto da Mosaic Fertilizantes.

Com a missão de ajudar o mundo a produzir os alimentos de que precisa, a empresa oferece um portfólio completo em soluções em nutrição de plantas e rebanhos. Um pasto produtivo é essencial para aumentar a taxa de lotação, o desempenho do animal em pastejo, a produtividade do sistema e a rentabilidade do negócio. O MPasto é uma linha de fertilizantes para pastagens que proporcionam adequada nutrição vegetal, reduzindo a degradação das pastagens e restaurando a produtividade pecuária sem a necessidade de abertura de novas das áreas.

O produto melhora o desempenho animal, diminui a idade de abate dos bovinos, incrementando a rotatividade e impactando positivamente a rentabilidade do pecuarista, uma vez que o rebanho tem um ganho médio de peso adicional de 200 gramas por animal por dia e aumento de 50% em carne e carcaça por hectare de rebanho. Isso se deve à aplicação dos nutrientes certos, que resultam em raízes mais profundas e folhas mais desenvolvidas, reduzindo o custo por escala e, por consequência, beneficiando toda a cadeia produtiva e ajudando o Brasil a se manter como uns dos líderes na comercialização de proteína animal do mundo.

A linha MPasto conta com três produtos diferenciados com fórmulas bem amplas e disponíveis em todo país para atender ao pecuarista que quer ter resultados da colheita da silagem até o alto rendimento da pastagem fazendo assim com que o rebanho fique mais pesado e produtivo. O MPasto MAX é um produto com alta eficiência agronômica e performance operacional, uma fonte de nitrogênio, fósforo de alta concentração e duas fontes de enxofre em um único grânulo. O MPasto SUPER é um fertilizante fosfatado com cálcio solúvel que contribui para o condicionamento do solo em subsuperfície ao longo do tempo, tendo fonte de fósforo, cálcio e enxofre, possibilitando melhor desenvolvimento do sistema radicular, o aproveitamento da adubação e mais persistência e resistência das pastagens. E o MPasto NITRO é um fertilizante nitrogenado de alta concentração com inibidor de uréase que promove aumento da eficiência do uso de nitrogênio nas adubações de cobertura das pastagens.

Em busca de um novo patamar para a pecuária

A pecuária nacional sempre se valeu da fertilidade natural e do teor de matéria orgânica dos solos recém-desmatados para implantar plantas forrageiras de alto potencial produtivo. Com a exaustão dessa fertilidade, os produtores iniciaram trocas sucessivas dessas espécies por outras menos exigentes em fertilidade, e consequentemente menor rentabilidade da produtividade. No decorrer deste caminho de queda da fertilidade dos solos, o pecuarista sente necessidade de diminuir a lotação animal da área.

Para reverter esse cenário, a recuperação das pastagens é uma prática viável, tanto técnica quanto economicamente. Para contribuir para um manejo adequado da produção, a Mosaic Fertilizantes oferece, em parceria com a Embrapa, a capacitação no programa Bifequali de Transferência de Tecnologias, orientando sobre o uso de adubos em pastagens degradadas e implantação de sistemas integrados entre agricultura e pecuária. 

A empresa é ainda parceira do programa Integra Zebu, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), com o apoio da Embrapa e do Ministério de Agricultura. Ele tem objetivo de incentivar a recuperação de pastagens degradadas em todo o país, por meio dos sistemas de Integração Lavoura e Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), que fazem parte de um conjunto de práticas agrícolas consideradas de baixa emissão de carbono. “Com treinamento, parcerias e o desenvolvimento da linha MPasto, estamos atentos ao trabalho do pecuarista, buscando oferecer soluções que facilitem sua rotina ao mesmo tempo em que trazem melhores resultados de acordo com suas necessidades específicas, sempre ressaltando a importância da sustentabilidade no campo”, afirma Samuel.

Sistemas Integrados de Produção Agropecuária

A adoção de sistemas integrados de produção agropecuária (SIPA) tem se tornado de grande relevância, pois viabiliza a utilização da área o ano inteiro. Ele consiste na integração entre agricultura, pecuária e silvicultura, em rotação ou sucessão. A pastagem remanescente da colheita dos grãos, atua como fonte de alimento para ruminantes, trazendo benefícios como cobertura do solo, proteção contra erosões, lixiviações, ciclagem de nutrientes e formação da palhada para o SPD (sistema de plantio direto). 

“Esse modelo, quando auxiliado com os nutrientes corretos para o solo, comprovadamente aumenta a eficiência da produção e a atuação sustentável da propriedade, controlando processos de degradação com a agropecuária regenerativa”, explica Samuel, que pontua que nos últimos anos, tem-se notado que produtores que utilizam esses SIPAs valorizam os resíduos das culturas: “Eles promovem ciclagem de nutrientes e melhoria do solo, reduzem os custos de produção, mantendo níveis de produtividade elevados, e ainda produzem inúmeros serviços ambientais, sendo assim um sistema mais eficiente no uso dos recursos naturais.”

Meio ambiente e produtividade

Além da produtividade, a capacidade de as pastagens produtivas e bem manejadas capturarem mais carbono da atmosfera e o estocarem no solo promove o aumento da matéria orgânica. Importante aspecto para estratégias de adaptação, em razão do maior armazenamento e eficiência de uso de água e de nutrientes no solo, e de menores perdas por escorrimento superficial e por erosão. Este mecanismo representa uma estratégia de mitigação de gases de efeito estufa, de acordo com estudos realizados por mais de 350 cientistas da Embrapa e 50 instituições parceiras. 

A pecuária sustentável traz ganhos de produtividade. A melhoria da qualidade dos solos, por meio da fertilização, a fim de compensar a perda dos nutrientes consumidos pelos animais, interfere diretamente na engorda do gado e na qualidade de carcaça e de carne, com marmorização (gordura entre as fibras). Então, é possível produzir carne e leite de qualidade em quantidade, melhorar a renda no campo e ao mesmo tempo ser responsável com o meio ambiente.

Fonte: Mosaic Fertilizantes

◄ Leia outras notícias