Pastagens

Kit Forrageira já beneficia mais de 1,5 mil produtores em SC e aumenta produtividade no campo

Programa Terra Boa investe R$ 10,3 milhões em pastagens


Publicado em: 01/09/2025 às 16:00hs

Kit Forrageira já beneficia mais de 1,5 mil produtores em SC e aumenta produtividade no campo

O Kit Forrageira, iniciativa do Programa Terra Boa, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape), já atendeu 1.554 produtores em 182 municípios de Santa Catarina neste ano. Com investimento superior a R$ 10,3 milhões, a política pública tem como objetivo fortalecer a produção de leite e carne, promovendo pastagens mais eficientes e sustentáveis.

Segundo o secretário de Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, o programa é estratégico para garantir eficiência produtiva, manejo sustentável e geração de renda no meio rural. "Santa Catarina tem uma agropecuária forte, e esse tipo de investimento garante que os produtores tenham estrutura para crescer com qualidade", afirma.

Benefícios práticos para produtores

O jovem produtor de leite Michel Arthur Keller, de Cunha Porã, destaca as melhorias obtidas com o Kit Forrageira. “Nossa pastagem era perene, degradada e pouco nutritiva. Com o kit, conseguimos aumentar a produção, reduzir a degradação e obter mais massa verde por hectare”, explica.

O programa também reduziu a necessidade de mão-de-obra e tornou o manejo mais eficiente, segundo Michel: "O sistema de piqueteamento facilita o trabalho diário, aumenta a produtividade e preserva o solo."

Estrutura do Kit Forrageira e apoio técnico

O kit inclui sementes, fertilizantes, materiais hidráulicos e itens para piqueteamento, totalizando mais de 80 produtos para melhorar pastagens e sistemas de abastecimento de água. Os agricultores recebem apoio técnico da Epagri, que realiza o planejamento individual do sistema produtivo.

O engenheiro agrônomo Vladimir Adalberto Picoli, da Epagri de Cunha Porã, explica: “O kit fornece os materiais necessários para piqueteamento e fornecimento de água, essenciais para o manejo adequado das pastagens. O planejamento com o produtor garante oferta de pasto adequada, redução de custos e aumento da produtividade.”

Condições de pagamento facilitam acesso ao programa

O pagamento do Kit Forrageira pode ser realizado em até três parcelas anuais sem juros. Quem optar pelo pagamento à vista recebe 30% de desconto no primeiro ano. A aquisição dos insumos é feita em cooperativas ou casas agropecuárias, mediante autorização emitida pela Epagri após o planejamento da produção.

O programa permite que os agricultores tenham pastagens mais eficientes e sustentáveis, aproveitando melhor as áreas destinadas à alimentação animal e garantindo maior rentabilidade nas propriedades.

Fonte: Portal do Agronegócio

◄ Leia outras notícias