Pastagens

Irrigação favorece cultivo de pastagens

O sistema está sendo demonstrado pela Emater/RS-Ascar em uma área de 0,72 hectares na Expoagro Afubra, que acontece no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, em Rio Pardo


Publicado em: 26/03/2012 às 09:00hs

Irrigação favorece cultivo de pastagens

Baixo consumo de energia, adaptação a qualquer tipo de terreno, facilidade de operação e manutenção, possibilidade de utilização de dejetos de animais e baixo custo de instalação e manutenção são as vantagens do sistema de aspersão em malha para a irrigação de pastagens permanentes. O sistema está sendo demonstrado pela Emater/RS-Ascar em uma área de 0,72 hectares na Expoagro Afubra, que acontece no Parque de Exposições Presidente Hainsi Gralow, em Rio Pardo.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mário Luiz Landerdahl, apesar de estar numa área pequena, o sistema pode ser instalado numa área de até 120 hectares, desde que o agricultor tenha energia e água disponíveis na propriedade. “Para o piqueteamento com tifton, é o modelo mais indicado, porque o crescimento do pasto é bem mais rápido”, explica.

Landerdahl esclarece que a irrigação é feita com tubos soldáveis enterrados a 50 centímetros no solo e os aspersores são trocados de local dependendo da área de interesse que será irrigada. “A troca dos aspersores pode ser feita, inclusive, quando o sistema estiver funcionando”, acrescenta o agrônomo da Emater/RS-Ascar. Como limitações estão a impossibilidade de automação, maior dependência de mão de obra e abertura de valetas para acondicionamento das tubulações dispostas em malha.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar

◄ Leia outras notícias