Publicado em: 27/03/2014 às 16:00hs
No local, os produtores também podem visualizar o sistema de irrigação por aspersão, sanar dúvidas sobre os equipamentos disponíveis e conhecer os programas do Governo do Estado específicos para a área, como o Mais Água, Mais Renda, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa/RS) e o Irrigando a Agricultura Familiar, da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR/RS).
O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Sidinei Wolnei Weirich explica que os sistemas de irrigação são uma forma de complementar a quantidade de água em casos de chuvas mal distribuídas, ou mesmo para enfrentar eventuais situações de estiagem, que podem resultar em perdas para o produtor. “A ausência de precipitações compromete a qualidade nutricional e a quantidade das forrageiras, afetando também a produção de leite”, explica.
A adoção de sistema de irrigação também possibilita o aumento da quantidade de animais lotados em cada piquete. “Com mais massa verde, há mais alimento disponível e a consequente redução do intervalo de pastejo, com os animais podendo retornar ao mesmo piquete em um menor número de dias”, enfatiza. Mais informações sobre os programas de irrigação do Governo do Estado podem ser obtidas nos escritórios municipais da Emater/RS-Ascar.
Fonte: Emater/RS-Ascar
◄ Leia outras notícias