Pastagens

Como fazer mensuração de resultados de produção no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)?

Veja a importância em observar se as decisões tomadas geram retorno econômico


Publicado em: 08/06/2022 às 09:40hs

Como fazer mensuração de resultados de produção no sistema de Integração Lavoura-Pecuária (ILP)?

Diversos fatores podem estar relacionados ao sucesso da adoção do sistema Integração Lavoura-Pecuária (ILP), como, por exemplo, a adoção correta do manejo, escolha adequada da espécie vegetal, implantação acertada, rotação, sucessão ou consórcio de culturas, correção de solo, taxa de lotação, entre outros. Mas como saber se o seu sistema de produção está no caminho certo? Como saber se é economicamente sustentável e se realmente vale a pena continuar o investimento?

Uma das formas de o produtor entender se a sua atividade rural está na direção correta seria por meio da mensuração dos resultados. O produtor deve analisar a performance que sua produção obteve em um determinado período, com o intuito de compreender se as decisões geram retorno econômico, em outras palavras: o produtor precisa saber se a “conta fecha”.

Por que mensurar resultados na Integração Lavoura-Pecuária é muito importante para o sistema?

Quem não mensura os resultados, não consegue traçar uma meta clara. A coleta e a mensuração de resultados são extremamente importantes na tomada de decisão dentro de qualquer empresa rural, visto que os dados coletados poderão ser transformados em informações. Os relatórios gerados irão auxiliar o produtor posteriormente também na melhor estratégia a ser seguida.

Apesar de ser extremamente importante para o planejamento e desenvolvimento de qualquer empresa, seja ela rural ou não, muitos produtores ainda não têm o hábito de fazer tais mensurações e análises. É como guiar um carro sem o volante ou sem as informações da quantidade de combustível no veículo. Desta forma, a prática da mensuração de resultados é importante para que o produtor possa entender melhor a sua atividade e avaliar se as metas estabelecidas estão sendo ou não atingidas e, dessa forma, verificar se o sistema implantado é economicamente viável.

Com os resultados em mãos fica mais fácil chegar a um objetivo!

Em outras palavras: a mensuração de resultados é mais um indicativo para compreender se realmente vale a pena continuar investindo em determinada atividade agropecuária e se as taxas de retorno econômico estão sendo competitivas.

Mensurações possíveis de serem feitas no sistema ILP

Para determinar a resposta econômica no ILP é preciso avaliar os indicadores de produtividade dos sistemas envolvidos, para que seja possível fazer alguns ajustes relacionados aos efeitos da interação entre os componentes lavoura e pecuária. Entre os indicadores que devem ser acompanhados estão:

  • Eficiência da utilização de mão de obra;
  • Produção de grãos e fibra por hectare (quando as culturas forem utilizadas com o intuito de produzir grãos e/ou fibras);
  • Toneladas de matéria seca produzidas (para atividades voltadas a produção de alimento conservado com a finalidade de fazer pré-secado, feno ou silagem);
  • UA por hectare;
  • Ganho médio diário;
  • Produção em @ por hectare;
  • Custo de produção;
  • Margem de lucro.

Como realizar a mensuração de forma adequada?

Para realizar a coleta de resultados é preciso estabelecer quais indicadores serão avaliados, para, desta forma, retratar o funcionamento de um determinado sistema de produção.

Importante ressaltar que os métodos analisados diferem entre as diferentes regiões produtoras e as combinações de atividades adotadas no sistema ILP.

Outro ponto a ser levado em consideração pelo produtor no momento de compilar todas essas informações é que ele pode contar com o auxílio de um técnico, bem como com um software de gestão.

Custo de produção

O custo de produção ou custo operacional é obtido através da soma dos custos fixos e variáveis. Dividindo o custo operacional total pela produção na propriedade chega-se, então, ao custo da produção unitário.

Quer entender melhor como funcionam os custos de produção? Clique aqui e leia a matéria completa sobre os custos de produção.

Produção por hectare

A produtividade é o fator que mede a produção em uma determinada área, sem olhar para o quanto o produto será precificado no mercado ou os custos fixos de produção. Como exemplo: produção de sacas de grãos por hectare, toneladas de matéria seca por hectare ou produção em @ por hectare.

Resultado

Conhecendo o custo de produção, a receita de venda dos produtos e o resultado por hectare é possível calcular a lucratividade do sistema, para avaliar se a performance da fazenda condiz com a meta estabelecida.

É importante realçar a importância de um planejamento bem-feito e da correta gestão de risco nas atividades agropecuárias. O uso de ferramentas ligadas ao mercado futuro é indicada para minimizar os riscos ligados à comercialização.

Fonte: Barenbrug do Brasil

◄ Leia outras notícias