Pastagens

A importância da qualidade das sementes forrageiras para garantir o sucesso da sua pastagem ao longo dos anos

Descubra quais são os critérios analisados para avaliar a qualidade das sementes forrageiras


Publicado em: 12/11/2021 às 16:40hs

A importância da qualidade das sementes forrageiras para garantir o sucesso da sua pastagem ao longo dos anos
Foto: Etapa de análises em estufa feita pela Barenbrug do Brasil

Atributos de qualidade são usados para determinar o desempenho dos lotes das sementes forrageiras quando semeados e garantir ao produtor mais benefícios e, por consequência, maior rentabilidade. Adquirir sementes que passaram por um rígido controle de qualidade e que possui padrão de excelência é fator primordial para gerar maior segurança no momento da implantação da pastagem, o que é fundamental para o produtor rural alcançar melhores produtividades no momento da implantação e, sobretudo, após a formação da pastagem. Ter a ciência que o estabelecimento é assegurado por uma emergência de plântulas rápida e uniforme, a partir de comprovações e laudos técnicos, é um diferencial que todo produtor deve se atentar para melhorar sua rentabilidade no campo. 

Quais são os quesitos avaliados em sementes forrageiras por empresas que priorizam processos de controle de qualidade, como, por exemplo, a Barenbrug do Brasil? 

"Os atributos avaliados são divididos em aspectos físicos (aqueles relacionados com a pureza das sementes), fisiológicos (como germinação e vigor, que refletem no desempenho da semente de formar uma planta produtiva mesmo estando em ambientes desfavoráveis), sanitários (garantem ao produtor sementes sadias, livre de pragas e doenças) e características genéticas de cada material (garantem que as características selecionadas pelos melhoristas cheguem ao produtor)" explica Diego Pereira, Especialista em Tecnologia de Sementes da Barenbrug do Brasil. 

O controle de qualidade é feito por meio da análise dos atributos, como uma forma de garantir que exista padrões mínimos de germinação, pureza e sanidade das sementes. A pureza mínima exigida pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) na lei em vigor é 60% para Brachiaria e 40% para Panicum. A Barenbrug do Brasil possui um controle de qualidade que estabelece pureza acima de 90% para Panicum e 95% para Brachiaria. 

O sistema de gestão da qualidade adotado pela Barenbrug do Brasil se destaca por ser capaz de avaliar a qualidade das sementes em todas as etapas de produção, desde a colheita até o armazenamento, pois conta com um laboratório próprio (LASBAR) credenciado e conceituado com nota máxima de excelência pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde avalia a qualidade de todos os lotes de semente. 

As análises laboratoriais feitas pelo LASBAR contam com testes de germinação, emergência, viabilidade, pureza, e determinação do Peso de Mil Sementes (PMS). Deste modo, a Barenbrug do Brasil assegura que todos os lotes produzidos atendam aos mais altos padrões para comercialização de sementes, atendendo as expectativas dos produtores, que buscam uma pastagem eficaz e de qualidade, cujo estabelecimento é assegurado por uma emergência de plântulas rápida e uniforme. 

Fonte: Barenbrug do Brasil

◄ Leia outras notícias