Outros

Yakult participa da Feicorte com gados da raça Wagyu

Multinacional japonesa foi a responsável pela introdução da espécie no Brasil, na década de 1990


Publicado em: 11/06/2013 às 09:00hs

Yakult participa da Feicorte com gados da raça Wagyu

A milenar raça japonesa de gado Wagyu, conhecida desde a época dos samurais, será o destaque da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, na 19ª Feicorte, de 17 a 21 de junho, no Pavilhão de Exposições Imigrantes, em São Paulo. No total, 25 animais estarão expostos na feira, e um dos expositores é a Fazenda Yakult, que participará com 10 animais e com mostra de carne de animais Wagyu Puro de Origem.

Os interessados em conhecer melhor a raça também poderão participar de palestra que terá como foco a produção de carne – conhecida como Kobe Beef – e seus diferentes graus de marmoreio (gordura entremeada na carne). Os veterinários Rogério Uenishi, gerente da Fazenda Yakult, Eliel Marcos Palamim e Marco Aurélio Metidieri apresentarão as diferenças de marmoreio – que vai de 1 a 12 – e outros detalhes da carne de Wagyu na quinta-feira, dia 20, a partir das 14h.

“A Feicorte é o local que escolhemos para fazer o lançamento da raça Wagyu no Brasil e, desde então, estamos participando e divulgando a raça na feira todos os anos. A feira é a mais importante mostra para o Wagyu, pois participamos com estande, mostra de animais, julgamento, mostra e venda da carne, assim como palestra técnica”, afirma o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos da Raça Wagyu, Sadao Iizaki, ex-vice-presidente da Yakult. Durante a feira, o Restaurante Rubaiyat– um dos primeiros a servir a iguaria no Brasil – irá preparar pratos com carne de Wagyu.

 Maior criador  – A multinacional japonesa Yakult, líder no segmento de leite fermentado em todo o mundo, foi a responsável pela introdução da raça Wagyu no Brasil, em 1992, e é a maior produtora da raça no País. Na fazenda localizada em Bragança Paulista, com mais de 200 hectares, a empresa mantém um plantel com mais de 600 cabeças. Os animais destinados ao abate são confinados a partir do sétimo mês de vida, quando são desmamados e passam a ser alimentados com ração especial. Na Fazenda Yakult, os animais puros são abatidos com cerca de 30 meses de idade.

Além de ser produtora, a Yakult desenvolve intenso trabalho de melhoramento genético da raça, com resultados excelentes. A empresa tem rebanho de matrizes e reprodutores altamente selecionados para as características de marmoreio e maciez. O rebanho é composto das melhores linhagens e famílias, e prioriza a seleção e produção de animais de alto valor genético, com base em acasalamentos dirigidos e utilização do melhor material encontrado em países como Japão, Estados Unidos e Austrália.

 Marmoreio  – A principal diferença da carne do Wagyu é o alto teor de marmoreio, o que confere maciez, suculência, aroma e sabor diferenciados. Essa ‘marmorização’ tem influência genética e sistema diferenciado de manejo e alimentação. O grau de marmoreio vai até 12, mas, no Brasil, o grau máximo está em torno de oito. “O marmoreio 5 a 6 já é excelente, não sendo possível ser alcançado por outras raças. Conseguir um marmoreio 12 é uma tarefa bastante difícil, um desafio para todos os produtores de Wagyu no Brasil”, afirma o veterinário Rogério Uenishi.

Fonte: Companhia de Imprensa

◄ Leia outras notícias