Outros

Touros destaques do leilão Terra Boa estão acima da média em avaliação do Clarifide

Sétima edição do Leilão Touros Terra Boa terá importantes ofertas com altos índices em características do Clarifide; remate será o primeiro da marca a ocorrer na sede da fazenda


Publicado em: 30/06/2014 às 17:00hs

Touros destaques do leilão Terra Boa estão acima da média em avaliação do Clarifide

A Fazenda Terra Boa ofertará no dia 6 de julho mais de 130 reprodutores das raças Nelore PO e Brangus em seu tradicional “Leilão Touros Terra Boa”. Entre os lotes comercializados estão animais avaliados pelo Clarifide da empresa Zoetis - tecnologia considerada uma das mais atuais da genética nacional. Realizado pela Central Leilões, de Araçatuba/SP, o remate será às 14h, com transmissão pelo Canal Rural. Em quase 50 anos de seleção, esta será a primeira vez que o remate irá ocorrer na sede da fazenda, instalada na cidade de Guararapes/SP.

Considerado um dos criatórios pioneiros do Estado de São Paulo a utilizar o Clarifide, a Fazenda Terra Boa, na versão 1.0, possui animais com avaliações superiores dentro da população base da tecnologia, composta por quase 3,5 mil. Somente na versão 1.0, a marca teve avaliada 195 animais, e na versão 2.0, estão em análise quase 130. As fêmeas e machos da Terra Boa já avaliados colocaram a fazenda em evidência em características como: produtividade acumulada, habilidade materna e peso aos 120, 365 e 450 dias.

Os touros destaques do leilão, Baran (BOA 8197), Chaplin (BOA 8652) e Cambuí (BOA 8478 são alguns exemplares da marca que possuem avaliação superior no Clarifide. Baran (Top 1% com MGT de 17,90) está acima da média em características para peso pós desmama, habilidade materna, precocidade sexual e rendimento de carcaça, além de ter notoriedade em peso pré-desmana e perímetro escrotal. Chaplin (Top 5% com MGT de 12,98), também apresenta altos índices, sendo superior em habilidade materna, perímetro escrotal, longevidade, peso pré e pós-desmama, e está acima da média, em precocidade sexual e rendimento de carcaça.

Outra importante oferta do pregão é o touro Cambuí (Top 13% com MGT de 9,26). Irmão de Chaplin, na matriz Enlevo, o reprodutor está acima da média para pré e pós-desmama, habilidade materna, perímetro escrotal, idade ao primeiro parto e rendimento de carcaça.

Clarifide

Foi com o objetivo de aumentar a acurácia genética bovina, que a Zoetis apresentou ao mercado o Clarifide. Com o uso da tecnologia, o selecionador pode antecipar o potencial genético dos seus animais, sendo possível, por exemplo, avaliar as principais qualidades de machos e fêmeas ainda jovens. Na versão 1.0, o Clarifide avaliava 12 características, após ser atualizado pela Zoetis, surgiu a versão 2.0 que conta com a avaliação de 22 características. Uma parceria entre a empresa e a ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores) resultou na criação da DEP Genômica (DEPG) - ferramenta considerada a evolução da DEP Auxiliada pela Genômica, criada pela ANCP em 2011, contando com o Clarifide Nelore 2.0.

O Clarifide permite ao criador tomar decisões mais precisas e lucrativas acerca do seu rebanho. Assim o selecionador terá maior acurácia de seus produtos, sendo, geneticamente, mais qualitativo e produtivo.

Primeira vez na sede da fazenda

Dos quase 50 anos de seleção, esta edição do “Leilão Touros Terra Boa”, será a primeira, que a Terra Boa promove em sua própria sede, situada em Guararapes/SP. Para recepcionar o público, o titular da marca, José Luiz Niemeyer, construiu na fazenda, um tatersal. As obras estão em fase final, nos últimos detalhes de acabamento. O espaço tem capacidade para alojar animais e receber aproximadamente 350 pessoas. Além disso, possui em sua estrutura barracão, pista, banheiros e um confortável lounge com sofás e mesas. Tudo isso envolto a uma bela paisagem, repleta de muito verde.

Informações: http://www.tourosterraboa.com.br/

Fonte: Pontual Comunicação

◄ Leia outras notícias