Outros

Touros Basco da Santarém e Brutus MN são destaques do Gtag®

A ferramenta comprovou cientificamente a superioridade genética dos touros


Publicado em: 10/02/2012 às 09:00hs

Touros Basco da Santarém e Brutus MN são destaques do Gtag®

O Gtag® inicia 2012 com duas importantes validações, confirmando a superioridade genética dos touros Basco da Santarém e Brutus da fazenda MN, dois reprodutores com sêmen à disposição dos produtores rurais.

”Com a excepcional correlação positiva encontrada entre os resultados moleculares do Gtag e as Diferenças Esperadas na Progênie (DEPs) dos diversos programas de melhoramento temos a certeza que o Gtag colabora positivamente com a escolha acertada de animais superiores em seu criatório”, salienta o Gerente Técnico de Genômica da MSD Saúde Animal, Alexandre Zadra.

O técnico sugere que os pecuaristas façam o Gtag de seus animais jovens para uso próprio ou mesmo nos animais de venda para definir primeiramente quais devem ser vendidos e também munir seu cliente de informações consistentes a respeito da genética que esta adquirindo.

O administrador da Fazenda Santarém, Iomar de Camargo, afirma que o mais importante é a precisão do Gtag®. “O Gtag® concluiu a superioridade do Basco da Santarém cientificamente, provando a qualidade da ferramenta que a MSD Saúde Animal colocou no mercado”, afirma.

Camargo ressalta ainda que essa superioridade agrega valor tanto para a fazenda quanto para o mercado produtivo da carne no Brasil. “Esse tipo de ferramenta nos ajuda a selecionar os animais, contribuído para a melhoria genética, bem como a produção da  carne no país”.

Já Lucio Comachini, sócio-proprietário do Brutus da MN, touro que teve sua superioridade comprovada cientificamente pela ferramenta, afirma que o Gtag® “é importante e auxilia a identificar animais com alto potencial genético de forma precoce”.

Sobre G-tag®


O G-Tag®, acrônimo de “Genes & Traits for Animal Gain”, são marcadores moleculares desenvolvidos no Brasil pela Divisão de Genômica Bovina da Genoa em colaboração com o Centro de Genoma Bovino da Universidade de Alberta, do Canadá. Inicialmente, o trabalho foi desenvolvido especificamente para a raça Nelore.

É resultado de cinco anos de pesquisa que culminaram com o depósito de uma patente internacional de 46 regiões do genoma bovino para a característica Docilidade. Segundo Zadra, os marcadores desenvolvidos e validados especificamente numa raça, como feito pelo Gtag no Nelore, colaborarão para a evolução da mesma.

“Não basta à MSD Saúde Animal e à Genoa meramente entregar os resultados do Gtag® de cada animal, nossa responsabilidade vai além, onde levamos aos clientes a orientação quanto ao uso correto dos resultados atendendo aos objetivos do criatório”, ressalta Zadra. Uma das grandes vantagens dos marcadores moleculares é a oportunidade da antecipação das informações para seleção genética, já que eles permitem conhecer o potencial genético do animal logo após o seu nascimento.

Fonte: Alfapress Comunicações

◄ Leia outras notícias