Outros

Touros Alta lideram os principais sumários divulgados na Expogenética

A 6ª Expogenética terminou último dia domingo (25) de agosto em Uberaba (MG). Esta edição foi considerada a melhor reunindo mais de 800 animais, número acima do esperado. A feira apresentou a mais importante mostra de zebuínos provados pelos principais programas de melhoramento genético do Brasil


Publicado em: 28/08/2013 às 12:40hs

Touros Alta lideram os principais sumários divulgados na Expogenética

Durante o evento foram divulgados os sumários mais conceituados e utilizados pelos criadores do Brasil: ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) e Geneplus (Embrapa Gado de Corte). Os touros são classificados nos sumários de acordo com o seu desempenho e a Alta se destacou com sua bateria de touros ocupando as primeiras posições.

No sumário da ANCP (Associação Nacional dos Criadores e Pesquisadores) o destaque da raça Nelore é o REM Torixoréu – o mais bem avaliado, com Mérito Genético Total (MGT) 24,88. Outros destaques foram: REM Sabiá – raça Nelore, segundo melhor avaliado e líder para DEP 365 e com MGT 22,53; Abaeté S – líder do sumário entre os touros com sêmen disponível em central da raça Guzerá com MGT 21,35; Avante S – Guzerá, segundo melhor avaliado na raça com MGT 15,42;  JDH Sampson Manso –Brahman, com o MGT 15,23, líder da raça com sêmen disponível em central.

O sumário PMZG desenvolvido pela ABCZ (Associação Brasileira de Criadores de Zebu) possui touros Alta líderes em três raças: Brahman, Guzerá e Nelore. Na Brahman foram destaques: o número um Mr. Querença 4336 com o iABCZ (índice de seleção que contempla características de importância econômica) 16,40; Mr. Querença 2945, segundo melhor avaliado com iABCZ 18,13; Mr. Oxo FIV 850 de iABCZ 16,79 e Mr. Querença 3000 com iABCZ 16,60. A raça Guzerá apresenta os destaques: Abaeté S, líder com o iABCZ 26,38 e Aimoré S, com iABCZ 19,28. Para a Nelore se destacaram: NEVI da EAO, ocupando o primeiro lugar com iABCZ 27,36 e REM USP, com iABCZ 24,27.

O sumário Geneplus, distribuído pela Embrapa Gado de Corte, traz os melhores touros da raça Nelore. O touro Alta Roby TE da Jeroa ocupou a liderança com o Índice de Qualificação Genética (IQG): % 5,767. Destacaram-se também neste sumário: Samuky TE 7 Estrelas -  IQG: % 3,565; Quark Col – IQG: % 3,51 e Bingar do AT – IQG: % 3,468.

Para Rafael Jorge Oliveira, gerente de Corte Zebu da Alta, os sumários representam importante papel para o criador que busca incrementar sua produtividade através do melhoramento genético. “Os dados divulgados pelos sumários fornecem aos criadores e técnicos subsídios para a identificação de animais geneticamente superiores para várias características produtivas e reprodutivas. São importantes ferramentas no processo de seleção de reprodutores, matrizes, animais jovens e também orientação dos acasalamentos”, finaliza.

A Alta é uma das maiores empresas de melhoramento genético do mundo, com sede na cidade de Calgary, em Alberta (Canadá). Presente em mais de 100 países, a Alta possui centrais de coleta no Canadá, Estados Unidos, Holanda, China, Argentina e Brasil e é considerada líder mundial na entrega de soluções genéticas lucrativas. No Brasil, sua Central tem capacidade para abrigar 280 touros. Conta com 82 escritórios regionais no Brasil, totalizando mais de 700 profissionais em todo país. Mais informações pelo site www.altagenetics.com.br.

Fonte: LN Comunicação

◄ Leia outras notícias