Publicado em: 26/05/2014 às 13:50hs
A sétima edição do Leilão Touros Terra Boa, do tradicional criador José Luiz Niemeyer, irá ocorrer no dia 6 de julho, às 14h, na Fazenda Terra Boa, em Guararapes (SP). Foram selecionados para o pregão, e serão comercializados, 100 touros Nelore PO da Terra Boa e convidados, 20 novilhas Nelore PO e 12 reprodutores Brangus JT registrados.
Os animais Nelore do plantel da Terra Boa possuem avaliação genética, o que faz com que o pregão seja um dos únicos a fazer parte do calendário oficial de leilões da Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), garantia de confiabilidade das avaliações e da raça.
José Luiz Niemeyer, respeitado por seu cuidado na seleção da raça Nelore e aplicação de métodos de vanguarda para a gestão de seu criatório, apresenta destaques do seu plantel em mais uma edição do Leilão Touros Terra Boa. Os lotes são compostos de animais criados e recriados a campo, de 28 a 36 meses, prontos para servir.
Destaques
O touro Baran, BOA 8197, destaque nesta edição, é um exemplo de animal que a Terra Boa produz. Filho do Avesso em matriz Panagpur, Baran é Top 1% com MGT (Mérito Genética Total) de 17,90 e possui excelente conformação frigorífica, DEPs bem avaliadas, além de grande beleza racial.
Outros destaques do Leilão Touros Terra Boa é o touro Chaplin, BOA 8652, filho de Rambo MN em matriz Enlevo. O animal Top 5% com MGT de 12,98, possui uma carcaça muito volumosa. Irmão próprio do Chaplin na mesma vaca, Cambuí, BOA 8478, também se destaca. Filho de Gandhi, o touro Top 13% com MGT de 9,26, possui beleza racial e excelente carcaça.
Terra Boa
Situada em Guararapes (SP), a Fazenda Terra Boa promove desde 1965 a seleção de animais da raça Nelore. A melhoria contínua nos processos produtivos e a evolução genética de seu rebanho sempre foi o foco da criação Terra Boa, porém sem deixar de lado a preocupação com o biotipo animal e as características raciais, importantes para a preservação da raça Nelore.
Foi a primeira empresa pecuária do Brasil a receber a certificação ISO 14001, declaração ambiental de abrangência mundial.
Com o objetivo de aprimorar a genética aplicada em seu rebanho, a Fazenda Terra Boa ingressou, em 1992, no Programa Nelore Brasil, da ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores). Nos últimos anos o progresso genético obtido pela Terra Boa no programa é destacável, principalmente em características importantes, como habilidade maternal, crescimento pré e pós-desmame e reprodutivas, além do índice MGT.
A seleção Terra Boa já teve, aproximadamente, seis mil animais avaliados pela ANCP, entre machos e fêmeas, concentrando mais de 55% do rebanho ativo entre os TOP 0,1 e 20% para MGT.
Para o presidente da ANCP e professor da Universidade de São Paulo (USP), Raysildo Lôbo, José Niemeyer é um dos criadores do País que mais investe e acredita no melhoramento genético. “Os animais do plantel são perfeitos visualmente e carregam qualidade genética comprovada.”
Pioneira nas certificações Global G fornecidas pela ANCP, recebeu em abril de 2010 seu primeiro selo: a certificação Global G1 - Qualidade da Informação, e logo em seguida conquistou as certificações Global G2 - Melhoramento Genético e Global G3 - Sustentabilidade Genética.
Fonte: Pontual Comunicação
◄ Leia outras notícias