Publicado em: 17/09/2013 às 16:40hs
O plantel Bacuri, de Barretos/SP, dos pecuaristas Gabriel Seraphico e Maria do Carmo, rumo a duas décadas de seleção que serão celebradas em 2014, comemora os excelentes resultados nas avaliações de seus cinco reprodutores presentes na Expogenética 2013, posicionando-os entre os reprodutores top 0,1% e 0,5% para MGT e/ou iABCZ. Em destaque, o reprodutor mocho Quaraçá 34, que sagrou-se com o 1º lugar no Programa Nelore Brasil com o MGT 20.
Em 2014 a Bacuri completará 20 anos de seleção do seu rebanho nelore, com auxílio de Avaliação Genética feita pela ANCP e também pela ABCZ em parte do período. Esse trabalho de muitos anos tem permitido à Bacuri oferecer ao mercado, reprodutores, matrizes, sêmen, e mais recentemente oócitos e embriões, com garantia de boas DEPs para características economicamente mais importantes.
“Para divulgar sua genética, cada ano mais aprimorada, a Bacuri escolheu como vitrine a Expogenética, organizada pela ABCZ, em Uberaba, MG, desde sua criação há seis anos. Nessa mostra sui generis, onde o mais importante não é o que se vê, mas sim o que não se vê, a Bacuri tem apresentado machos jovens promissores, participantes da Reprodução Programada, teste de progênie conduzido pela ANCP”, ressalta o selecionador Gabriel Seraphico.
De acordo com ele, reprodutores já provados nesse teste e matrizes destacadas, especialmente pelo seu desempenho reprodutivo, também têm composto a representação do plantel neste evento, que reúne vários programas de melhoramento da raça nelore. “Durante a Expogenética a ANCP divulga sua mais recente Avaliação Genética, que fornece informações sobre indivíduos, rebanhos e suas contribuições para o progresso da raça”, ele completa.
Essa avaliação da ANCP e, também, a disponibilizada pela ABCZ, colocaram em grande evidência os doadores de sêmen levados à Expogenética pela Bacuri: Pyatã 5, Quaraçá 10, Quaraçá 34 e Rayra 43, participantes das Reproduções Programadas de 2009, 2010, 2011 e 2012, respectivamente, confirmaram estar entre os reprodutores top 0,1% a 0,5% para MGT e/ou iABCZ. E o Taiguara 57, macho jovem que participará da Reprodução Programada 2013, também é top 0,1%. Segundo Seraphico, a qualidade genética desses e outros animais mostram que o plantel Bacuri tem muito a oferecer para o melhoramento da raça nelore, especialmente da variedade mocha.
A Consulta Pública de Touros da ANCP, através do site da organização, mostra que entre os 752 animais mochos, ativos, com dados publicados, os da Bacuri aparecem em destaque no ranking:
“Certamente muitas qualidades que podem ser transmitidas para rebanhos de seleção e rebanhos comerciais”, ressaltam os pecuaristas.
A Bacuri difunde sua genética via sêmen através das centrais CRV Lagoa (Quaraçá 34), Alta Genetics (Quaraçá 10), Araucária Genética (Jordão) e venda na fazenda (outros touros). Oócitos e embriões são vendidos na fazenda, sob encomenda. Reprodutores e matrizes são vendidos na fazenda e em leilões.
Os animais da safra 2011 serão oferecidos ao mercado a partir de 16 de setembro. Informações complementares com Gabriel, tel. 17 9 8115 6868.
Fonte: Matriz da Comunicação Assessoria
◄ Leia outras notícias