Outros

Oferta especial da Catanduva no leilão de Angus PO Rústicos

A Catanduva destaca-se por formar sua própria genética


Publicado em: 09/10/2013 às 13:50hs

Oferta especial da Catanduva no leilão de Angus PO Rústicos

A temporada gaúcha de remates da primavera esquenta no dia 13 de outubro (domingo), quando a Cabanha Catanduva, detentora no ano passado da maior valorização média dos touros e fêmeas rústicas angus, fará seu tradicional remate de exemplares PO criados a campo da raça. Segundo Fabiana Gomes, proprietária da Catanduva, a expectativa é repetir este ano uma boa valorização. Sua projeção é baseada na tendência de uma parcela dos criadores brasileiros, do RS e demais Estados, de buscarem  adquirir animais com genética  que permita a máxima adaptabilidade do rebanho ao seu ambiente.

A Catanduva destaca-se por formar sua própria genética. “Produzimos o angus que serve bem para o Brasil, resultado de muito estudo e trabalho em busca dos melhores cruzamentos entre linhagens”, afirma Fábio Gomes, fundador da Catanduva. “O que mais distingue os animais da cabanha é a seleção genética feita nos últimos 25 anos, sempre em busca de um angus que desempenhe  aptidões da raça no meio ambiente em que são criados, ou seja, num clima tipicamente subtropical cujas temperaturas podem atingir mais de 35°”, completa Gomes.

Conforme dados da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (ASBIA), foram comercializadas no Brasil 3 milhões de doses de sêmen da raça angus em 2012. Destas, segundo  Gomes, 80% representam genética importada, especialmente da Argentina e Estados Unidos. “É preciso considerar que as características climáticas e períodos de inseminação nestes países são diferentes em relação ao Brasil. Na prática, significa que o rendimento de nossa pecuária seria maior se a genética brasileira fosse mais utilizada”, opina.

Entre os destaques da Catanduva que entrarão em pista, estão Catanduva Verídico, campeão da prova de Avaliação de Angus Embrapa Bagé 2012/2013, e Catanduva Voltaire, classificado, em 2012, entre os 10 primeiros colocados na prova realizada pela CRV Lagoa, em Sertãozinho, que avaliou a performance de reprodutores originados de todo o mundo. O exemplar traz a mesma genética de Catanduva Urbano, campeão da mesma avaliação em 2011. Entre as fêmeas, entrará em pista Catanduva Vanilla, também filha de Catanduva Samurai.

O remate ofertará 50 touros e 30 fêmeas da mesma linhagem dos campeões da Catanduva, como Nostradamus, único Bi-Grande Campeão da Expointer e campeão do ranking de melhor pai de 2011,  e de Catanduva João Alano, pai de Urbano. Dez reprodutores serão lotes especiais de pelagem preta.  A Catanduva também ofertará touros importados da Argentina. Estes animais apresentam um sangue diferente e foram produzidos em parceria com a centenária Cabanha Santa Sérgia naquele país, para não cair na consanguinidade e para agregar valor aos plantéis.

Cavalos Crioulos

A Catanduva também apresentará, no leilão, 10 lotes  especiais de éguas crioulas com genéticas chilena (Palmas de Peñaflor Que Fortacho) e argentina (Guampa Picaheso), com destaque para filhos dos campeões e finalistas do Freio, como Nobre Tupambaé, BT Juruna, Campana Guasqueiro e Juquiri do Purunã. Estes animais são fruto de uma parceria da Catanduva com a Cabanha da Maya.

A programação do remate inicia às 12h com almoço no local do remate seguido de apresentação dos tenores do teatro Colón, da Argentina, os mesmos que se apresentaram no Red Concert em maio.

Informações: (051) 3378220 e (051) 99616226.

Fonte: Moglia Comunicação Empresarial

◄ Leia outras notícias